Glossário

Palavras e termos Significado
Deságio Diferença do valor de face menos uma taxa cobrada
Custos Diretos Todos os gastos que estão relacionados diretamente com a execução / produção de serviço / produto. Geralmente são mão de obra, materiais e equipamentos que atuam diretamente na execução do produto / prestação do serviço
Custos Indiretos São aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço. Por isso, são aplicados alguns critérios de rateio para destinar esses custos, por exemplo: propagandas, financeiro, RH.
Fluxo de caixa Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros a partir das entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, permitindo visualizar como será o saldo de caixa para o período projetado.
Tesouraria A área da empresa ou órgão de uma entidade (um governo, um partido político, uma autarquia ou qualquer outra instituição) encarregado da contabilidade, armazenamento ou transações de dinheiro.
Financiamento Operação financeira em que de um lado, a financiadora, fornece recursos para outra parte, que está sendo financiada, assim esta pode executar algum investimento específico já acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam ser investidos como foi acordado em contrato.
Investimentos Aplicação de recursos, tempo, esforço a fim de se obter algo.
Fusões  Combinação de duas ou mais entidades empresariais, sendo assim, duas ou mais organizações unem forças para se tornarem um novo negócio, podendo ou não ser com um novo nome.
Cisão Atividade cujo a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia inicial.
Alavancagem Em finanças, alavancagem (em inglês, leverage ou gearing) é um termo genérico que designa qualquer técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade.
Ciclo financeiro Também conhecido como Ciclo-de-caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas.
FIDCs O FIDC, ou Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, reúne aplicações de investidores de peso, dentro de um formato bastante específico de gestão.