Boas taxas para operação de crédito: Como conquistar?

Boas taxas para operação de crédito: Como conquistar?

Em março deste ano, o Banco Central reajustou a taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano. Entenda neste artigo o que é essa taxa, como ela influencia na vida financeira de empreendedores que procuram antecipação financeira, empréstimo e financiamento, assim como práticas que ajudam na conquista de boas taxas para operações de crédito.

 

O que é taxa Selic?

É a sigla para Sistema especial de liquidação e custódia, programa em que títulos do Tesouro Nacional são vendidos e comprados diariamente por instituições financeiras. Ela é um dos elementos centrais da política monetária do Brasil, baseada num sistema de metas de inflação.

É a taxa de juros básica da economia nacional. Sua função é de assegurar a estabilidade da economia, controlando a inflação através da influência nas demais taxas de juros do país, como as cobradas nos empréstimos, financiamentos e retorno de investimentos financeiros. Evitando assim, a perda do poder de compra da moeda.

 

Mas como ela funciona?

A principal estratégia para controlar a inflação é diminuir ou aumentar a quantidade de recursos circulantes, com base na meta de inflação.

É aí que entra a Selic. Por ser a taxa base de juros sobre operações, quando ela está elevada, tomar créditos com instituições financeiras fica mais caro, o que desestimula o consumo e ajuda a controlar os preços. O mesmo acontece na situação contrária.

 

Os principais efeitos no dia a dia brasileiro

No crédito – Quando a taxa está elevada, os empréstimos e financiamentos tendem a ter juros mais altos, o que faz com que menos dinheiro circule no mercado. O movimento contrário acontece quando ela diminui.

No consumo – Quando os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, o consumo tende a diminuir, já que o custo dos produtos também aumenta.

 

Boas práticas para conquistar taxas melhores

As taxas oferecidas são reflexo do risco da operação. O empreendedor que visa obter melhores taxas para operações financeiras deve possuir um bom histórico, que mostre a seriedade e profissionalismo do seu negócio. Existem algumas práticas que transmitem boa imagem ao solicitar crédito.

Possuir pontuação de crédito positivo no Serasa mostra bons hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito.

Apresentar um relatório financeiro completo, que deixe claro qual o fluxo de caixa atual e o potencial rentável do negócio, permitirá uma análise mais ampla e pode ajudar na conquista de uma melhor taxa.

Além disso, oferecer um bem próprio como garantia, seja um imóvel ou automóvel, também ajuda a diminuir a taxa da operação.

Estar em dia com sua documentação de maneira organizada, evitar ter restrições e ser aberto com as informações da empresa são alguns exemplos de boas práticas para a conquista de melhores taxas.

 

Aqui na GC buscamos sempre a melhor taxa para nossos clientes. Venha antecipar seus recebíveis conosco e aproveite o atendimento personalizado para encontrar a melhor opção para seu negócio.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.