Conheça os Super Apps e qual impacto no mercado de crédito?

Conheça os Super Apps e qual impacto no mercado de crédito?

 

No Brasil ainda não tem um Super App com a mesma amplificação como o WeChat ou o AliPay, da China. Mas o que é um Super App? São aplicativos que oferecem mais de um serviço aos seus usuários. Além de trocar mensagens, compartilhar dados e fotos, também é possível realizar dentro do aplicativo: Compras, Transferências, solicitar antecipação de recurso, jogar online, ou seja, todos os serviços que uma pessoa pode precisar em seu dia a dia.

Futuramente chamar um carro ou pedir comida não será o suficiente para se manter ativo. Para ganhar o status de “Super”, o aplicativo precisa agregar vários aspectos da vida do usuário como: Mobilidade, financeiro, comunicação e alimentação.

Empresas de software, varejistas online, bancos, aplicativos de transporte e programas de delivery estão todos competindo entre si para tomar frente com consumidores no longo-prazo. E qual impacto isso trará o mercado de crédito?

 

Mídias Digitais Sociais e Financeiras

Um estudo feito pelo Itaú BBA identificou quais são as áreas que mais têm chance de criar um super app no Brasil. São elas: aplicativos de mensagens, softwares de pagamento, empresas de transporte, serviços de entrega, e-commerce e serviços financeiros.

O estudo identificou alguns apps que mais se encaixam nesse perfil:

  • Facebook, WhatsApp (mensagens)
  • Mercado Pago, Ame (carteiras digitais)
  • Uber, 99, Grow (mobilidade)
  • iFood, Rappi (entregas)
  • Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza (e-commerce)
  • Banco Inter (setor financeiro)

 

Como a criação de um SuperApps impacta no mercado financeiro?

Segundo Simões, analista do Itaú BBA, os apps que mais crescem são aqueles que, depois de se expandirem em sua área principal, conseguem oferecer um serviço financeiro ou um meio de pagamento.

Com a massificação dos Smartphones e a cultura do mobile first, faz com que as pessoas prefiram fazer transações pelo celular em vez de ir pessoalmente até lojas, bancos e restaurantes. Na China onde esse hábito já virou cultural, atualmente 70% usam o celular para fazer compras no e-commerce, enquanto no Brasil apenas 42% utilizam esse modo de consumo.

 

Como uma factoring pode ajudar?

Muitos destes super app estão se associando a factoring em busca de obter conhecimento da área de crédito e assim ter mais segurança para realizar estas novas operações, como a compra da Adianta pela XP.

Por Factoring tem um alto conhecimento de empresas de pequeno e médio porte, tornasse bastante útil a estes aplicativos, a factoring também é conhecida como Fomento Mercantil ou Comercial, é um processo bem simples para adiantar um valor que a empresa tem a receber e é uma das mais eficientes e baratas linhas de crédito alternativas.

Com as vendas realizadas dentro dos aplicativos, o software te libera créditos para saques futuros ou transações dentro do próprio sistema. A factoring te permite antecipar esses valores de forma fácil e segura. O Factor compra os créditos, o empreendedor cede os seus direitos em troca do adiantamento da quantia a vista, podendo antecipar vendas feitas a prazo também.

Dessa maneira, esse tipo de operação serve como solução para alavancar o capital das empresas voltadas para e-commerce dentro das múltiplas redes digitais.

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