Não seja pego de supressa, saiba como identificar a intenção do banco central.

Não seja pego de supressa, saiba como identificar a intenção do banco central.

A postura hawkish ou dovish de uma autoridade monetária corresponde, respectivamente, à tendência de cortes ou elevações da taxa básica de juros. Uma postura “hawkish” significa que o banco central de um país defende juros mais altos e um maior controle fiscal e inflacionário, enquanto a “dovish” sinaliza uma tendência a juros mais baixos e política de expansão monetária.

Em princípio uma elevação nas taxas de juros pode parecer prejudicial para a economia causando danos a sua empresa. Com um juro elevado, há menos crédito e, dinheiro em circulação. Entretanto, a verdade é que existe uma razão para se adotar tal política.

O aumento ou diminuição na taxa básica de juros tem forte influência sobre a tomada de decisão nos investimentos. Um mercado financeiro responde aos estímulos provocados pela política monetária e toda vez que as medidas econômicas tomam uma configuração hawkish e a taxa básica de juros é elevada, os investimentos de renda fixa tendem a ganhar a predileção dos investidores.

 

Em 2021, o BC deu início à atual postura hawkish com a elevação de 0,75 pontos percentuais da Selic, chegando a 2,75% ao ano.

 

A previsão do mercado financeiro é de que o viés hawkish se mantenha e que a taxa básica de juros encerre o ano atual em 4,5%, e atinja 5,5% até o final de 2022.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.