Default, o que é e como se prevenir desse risco!

Default, o que é e como se prevenir desse risco!

Um default é o descumprimento das obrigações legais e condições de um empréstimo. Na maioria das vezes, o default acontece quando a dívida deixa de ser paga tanto por falta de condições financeiras ou por iniciativa do devedor.

E o default não abrange não só a ausência de pagamento, mas também qualquer mudança nas condições do empréstimo sem a concordância do credor. Isso engloba qualquer alteração efetuada nos prazos, garantias e no valor dos juros da dívida.

As consequências do default podem se dividir em dois grupos:

Devedor: existem algumas consequências do default para o devedor, como a perda de credibilidade no mercado de crédito, acompanhado de um rebaixamento em sua classificação. Além disso, ocorre o afastamento de investidores e maior dificuldade para conseguir novos empréstimos.

 

Credor: os efeitos do default para o credor também são muitas, como o prejuízo total ou parcial ao não receber o capital de volta, com seus os juros acumulados. Além disso, ocorre um impacto negativo sobre seu fluxo de capital e capacidade financeira e o acionamento de seguros contra calote, quando houver.

Quando uma empresa entra em default, o credor pode utilizar meios secundários para tentar recuperar seu capital. Porém, tais medidas irão depender das garantias oferecidas no momento do empréstimo e das legislações vigentes para cada situação.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.