O que é estagflação

O que é estagflação

O termo estagflação é um neologismo criado pela junção das palavras “estagnação” e “inflação”. A estagflação acontece quando um país passa por uma recessão simultaneamente a uma forte disparada dos preços.

Este quadro gera consequências graves para toda a população, visto que ocorre demissões em massa enquanto o custo de vida cresce em ritmo muito acelerado. E em termos econômicos, podemos afirmar que ela é caracterizada pelo avanço das taxas de inflação e desemprego acompanhado de uma desaceleração do PIB.

Geralmente, as taxas de inflação e desemprego apresentam uma relação inversa no curto prazo. Isso ocorre porque o crescimento econômico gera empregos, aumento do nível de renda e alta do consumo, resultando no encarecimento de bens e serviços.

Para manter a inflação em níveis controlados, o governo adota medidas de contração monetária que pressionam a demanda e os preços, mas reduzem a oferta de emprego.

A estagflação costuma ser resultado de decisões mal formuladas de política monetária e fiscal expansionistas em conjunto com fatores econômicos externos e difíceis de prever. Na prática, o quadro de estagflação surge quando um governo injeta quantias muito elevadas de dinheiro na economia, geralmente motivado por agendas populistas ou previsões macroeconômicas equivocadas.

Esta prática acaba gerando prosperidade econômica no curto prazo, mas pode dar origem a um cenário frágil e suscetível a choques internacionais de oferta ou demanda.

Conheça alguns exemplos de estagflação:

  • os Estados Unidos e o 1.º Choque do Petróleo;
  • o Reino Unido e o “Barber Boom”;
  • Alemanha e o pós-Primeira Guerra Mundial.

Seja qual for o cenário que os brasileiros vão enfrentar nos próximos meses, é essencial estar atento à evolução da inflação e do desemprego, para saber como investir nesse contexto.

Artigos recentes

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.