A Segurança da Custódia de Cheque

A Segurança da Custódia de Cheque

Graças à modernização, hoje em dia grande parte da população realiza operações financeiras inteiramente pela internet, sem a necessidade de se deslocar à alguma agência bancária ou sequer tocar em dinheiro vivo. Porém, ainda assim o cheque continua sendo uma forma de pagamento aceita por 16% dos comerciantes brasileiros, segundo levantamento do Banco Central em 2019. Os lojistas preferem receber um cheque que pagar taxas de maquininhas de cartão, mesmo com risco de fraudes. É aí que o serviço da Custódia de Cheques entra em ação.

 

O que é Custódia de Cheque?

Questions Stock Photos And Images - 123RF

É pensando nessa parte da população comerciante que ainda utiliza cheque, que existe o serviço da Custódia de Cheque.

Nada mais é do que a transferência de responsabilidade sobre o cheque para uma empresa de Factoring ou banco. A instituição financeira contratada se prontifica a liquidar o cheque na data prevista, aliviando este compromisso para quem irá receber o valor.

Ainda existe a possibilidade de antecipar a data de pagamento, mediante comprovação de crédito, caracterizando-se como um tipo de Antecipação de Recebíveis. O serviço é ofertado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

 

Como Funciona a Custódia de Cheque?

Trabalho, Engrenagens, Azul, Maneira De Pensar

A operação é muito simples. O primeiro passo é encontrar a empresa que será responsável pelo cheque, seja com bancos ou empresas de Factoring. Após o contato, os cheques são entregues para a instituição e lá ficarão armazenados até a data prevista para liquidação. Havendo a liquidação, o valor será depositado diretamente na conta do beneficiário, de acordo com o contrato.

 

Principais vantagens da Custódia de Cheque

Stacking wooden blocks is at risk in creating business growth ideas. Free Photo

Para saber se esse serviço é útil para você, conheça as principais vantagens:

  • Menos preocupação quanto à segurança do documento, já que estará sob responsabilidade de uma empresa prepara para isso;
  • Não há a necessidade de se deslocar até o banco para o desconto do cheque;
  • O dinheiro entrará diretamente em sua conta;
  • Há a possibilidade de adiantar a data de pagamento;
  • Maior segurança entre as transações;

 

Agora que você já conhece todo o processo e vantagens, que tal custodiar um cheque conosco? Entre em contato com um de nossos especialistas e aproveite os benefícios!

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.