Antecipação de duplicata online: quais são os documentos necessários?

Antecipação de duplicata online: quais são os documentos necessários?

A internet permite que as empresas realizem ações rápidas o tempo todo, inclusive, já é possível fazer a antecipação de duplicata online com segurança total e praticidade.

Não há mais necessidade de sair do horário de expediente, esperar ser atendido pelo gerente da instituição para negociar seus recebíveis e otimizar o capital de giro do seu negócio.

A antecipação de duplicata tem sido uma prática bem utilizada por empresários como oportunidade de crédito.

A possibilidade de realizar a operação digital permite que os empreendedores utilizem o seu tempo para otimizar seus negócios.

Ainda há muito mitos sobre a antecipação de duplicata online e hoje vamos resolver um deles, que diz respeito à documentação necessária. Continue lendo e saiba tudo sobre esse assunto!

O que é antecipação de duplicata?

 

A antecipação ou desconto de duplicata consiste em uma operação a curto prazo.

Ela também é conhecida como antecipação de recebíveis.

Por meio dela, uma empresa pode receber antecipadamente os valores de suas vendas que possuam prazos mais curtos.

A empresa procura um agente financeiro de confiança, realiza a negociação e tem o dinheiro antecipado.

O agente financeiro cobra apenas uma taxa de deságio do valor total do documento e deposita na conta da empresa o dinheiro correspondente ao título.

Resumindo: a antecipação de duplicatas online é uma transação onde a empresa cede ao agente financeiro o direito pelo crédito de seus recebíveis e recebe o valor antecipado na sua conta corrente.

Quais são os documentos necessários para antecipação de duplicata online?

 

Embora a antecipação de duplicata online seja um processo simples, rápido e sem burocracias, a empresa deve providenciar alguns documentos para realizar a negociação:

Cadastro empresarial na factoring

 

O primeiro passo é fazer o cadastro da empresa junto à factoring.

Envia-se os documentos de identificação da empresa e dos sócios, juntamente com o comprovante de endereço da empresa e dos sócios.

Também é necessário enviar o faturamento e o contrato social.

Com esta documentação, a empresa de factoring definirá o limite e critérios operacionais.

A partir desse procedimento, o empresário recebe o código de acesso e pode utilizar a área do cliente para realizar as operações online que desejar.

Duplicata gerada com a NF-e

 

Para realizar a antecipação de duplicata online é necessário também apresentar a Nota Fiscal Eletrônica comprovando legalmente a transação que a empresa fez com o cliente.

Esse procedimento é necessário para garantir segurança a todos os envolvidos: ao cedente (a empresa), ao agente financeiro e ao sacado.

Na duplicata precisa estar especificado o vencimento do título e é importante frisar que ele não deve exceder 120 dias contabilizados a partir da data do ato da antecipação.

Quando ultrapassar esse prazo, ela pode ser negociada, mas, passará por uma análise mais rigorosa.

Confirmação de entrega ou de serviço

 

Como forma de garantir a segurança entre todos os envolvidos, é preciso apresentar a confirmação de transporte ou serviço ao sacado.

Em casos de mercadoria, você vai precisar do controle da transportadora, comprovante dos Correios, ou ainda o canhoto da nota fiscal com a assinatura de quem recebeu.

Assinatura do contrato / Aditivo

 

Finalizadas as etapas anteriores, envia um contrato por meio digital.

Após a assinatura eletrônica, a empresa recebe o recurso da NF-e antecipada.

Como escolher uma factoring para fazer antecipação de duplicata online?

 

Para escolher a empresa de factoring ideal para fazer a antecipação de duplicata online, o fator determinante é a confiança.

Você precisa confiar na instituição e, para isso, é preciso analisar a experiência que ela tem no segmento e como ela atua, bem como há quanto tempo está no mercado.

A empresa de factoring escolhida precisa agir com ética, mantendo todos os seus dados e informações em sigilo.

Outros pontos importantes são transparência, responsabilidade e flexibilidade.

Por fim, analise a qualidade do atendimento e a eficiência do serviço prestado, bem como a facilidade e desburocratização dos processos.

Agora que você sabe como é simples o processo para realizar a antecipação de duplicatas online, acesse nosso site e saiba como negociar seus recebíveis com rapidez e segurança!

 

(Imagens: divulgação)