O que é e como funciona desconto de duplicatas?

O que é e como funciona desconto de duplicatas?

Empresas de todos os segmentos e tamanhos, muitas vezes, recorrem à antecipação de recebíveis para obter capital de giro, quer seja para saldar algum compromisso, conseguir melhores negociações na compra de insumos ou até mesmo para realizar algum investimento.

A antecipação de recebíveis é uma das formas mais seguras, rápidas e baratas para colocar dinheiro na empresa, uma vez que não se trata de empréstimo, mas, sim, do adiantamento de valores que estão programados para entrar, quando a venda já foi efetuada – seu custo reduzido comparada com outros meios por ter custo definido inicialmente, sem surpresa ao longo do processo.

Dessa forma, a empresa recorre a uma instituição financeira ou factoring para ter acesso ao valor antecipado. Essa operação pode ser realizada por meio de duplicatas ou cheques futuros.

Nesse post você saberá o que é e como funciona a modalidade: desconto de duplicatas, bem como quando vale a pena usar esse recurso. Continue lendo e confira!

O que são duplicatas?

 

Também chamada de duplicata mercantil, a duplicata é considerada um título de crédito que serve como instrumento de comprovação de compra e venda.

É um título causal, formal e tem garantia, por isso, pode ser circulável e negociável.

Vale dizer que ela não se trata de um documento de cobrança e, sim, um contrato de compromisso do comprador (o sacado) diante do vendedor (o sacador).

A duplicata é assinada pelo comprador, que se compromete a pagar a quantia correspondente à fatura de uma negociação à prazo.

Ela é originada de uma só fatura, mas uma fatura pode originar mais de uma duplicata.

O que é desconto de duplicatas?

 

Imagine que aconteceu algum imprevisto financeiro na sua empresa ou apareceu alguma oportunidade imperdível, como produtos mais baratos ou um maquinário com um bom desconto. Suponha ainda que seu negócio está sem capital de giro.

Estar sem capital de giro, não quer dizer estar sem previsão de entrada de recebimento.

Você pode ter realizado várias vendas, mas, ainda não ter recebido por elas.

Talvez no meio dessa situação, veio a sua mente pedir um empréstimo bancário, mas, os juros não compensam e acabam inviabilizando o desconto, além da burocracia e tempo que leva para conseguir o dinheiro.

Você pode procurar uma factoring ou uma instituição bancária e pedir o desconto das duplicatas.

Isso significa que sua empresa recebe o dinheiro antecipadamente em troca dos títulos que iria receber futuramente, com um desconto de taxa de administração.

Essa operação financeira é denominada desconto de duplicatas ou antecipação de recebíveis.

Como funciona o desconto de duplicatas?

 

O desconto de duplicata é tão simples quanto você está vendo nesse texto.

A empresa que deseja adiantar os valores entrega algumas duplicatas para a factoring.

A factoring analisa tanto a empresa quanto o cliente dela e, assim que for aprovado, antecipa o valor depositando em conta corrente com o valor de desconto da taxa de deságio.

Dessa forma, a empresa solicitante recebe o dinheiro para ser usado na mesma hora e a factoring assume todo o compromisso em relação às duplicatas.

Vale lembrar que caso o cliente não pague a duplicata, a responsabilidade é da empresa e não da factoring.

Alguns bancos também oferecem esse tipo de serviço, mas, geralmente, a burocracia e as taxas não são tão atrativas.

Vale a pena fazer desconto de duplicata?

 

Descontar duplicatas é uma das medidas mais seguras, práticas e rápidas para empresas que precisam de dinheiro imediato e têm pagamentos a receber.

Todo o processo é simples, o que faz com que a operação seja rápida, ajudando o empreendedor a não perder tempo.

Em alguns casos, a antecipação de recebíveis pode ser feita online, como é o caso da GC Factoring.

As taxas dessa operação também são atrativas, uma vez que não há a incidência de juros que são cobrados nos empréstimos.

Agora que você já sabe que o desconto de duplicata é uma opção viável para sua empresa, acesse nosso site e veja como a GC Factoring pode ajudar sua empresa na antecipação de recebíveis.

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.