Como a Antecipação de Recebíveis ajuda minha Empresa?

Como a Antecipação de Recebíveis ajuda minha Empresa?

A competição e a concorrência exigem dos empreendedores muita criatividade e visão de mercado.

Com as oportunidades que aparecem para resolver algumas demandas urgentes, os empreendedores, muitas vezes, precisam fazer investimentos imediatos.

Dentro desse contexto, é muito importante buscar capital para não perder as oportunidades do mercado.

Além disso, muitas empresas já no mercado buscam empréstimos para aumentar a operação ou para suprir o ciclo financeiro, gerando um capital imediato para recompra de estoque.

Essa medida pode acabar comprometendo os lucros e os resultados do negócio, mas, existe uma alternativa.

Nesse post, vamos mostrar como a antecipação de recebíveis pode ajudar a sua empresa. Continue lendo e confira!

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipar recebíveis é adiantar os valores a receber dos clientes, utilizando um agente financeiro para isso.

Supondo que em uma venda sua empresa tenha determinado valor a receber nos próximos 30 dias, ela pode adiantar esse recebimento remunerando o agente que troca os documentos de crédito/cobrança pela antecipação financeira.

Essas negociações podem envolver documentos como duplicatas, cheques pré-datados e até mesmo valores recebidos via cartão de crédito.

Esse último, normalmente, é feito pela própria operadora do cartão, mas, as taxas cobradas, em regra geral, são mais altas.

Quanto aos outros títulos, o agente financeiro que faz o adiantamento dos valores recebe, em troca, uma taxa.

Por isso, é certo afirmar que a antecipação de recebíveis ajuda a empresa.

Quem faz e como é feita a antecipação de recebíveis?

Essa modalidade de crédito é oferecida pelos bancos, fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) e pelas factorings.

Essas entidades compram os títulos emitidos pela sua empresa e adiantam o valor já descontando as taxas e impostos envolvidos.

Imagine, por exemplo, que sua empresa possui cheques no valor de R$ 10 mil.

Após uma avaliação dos cheques e da análise de crédito tanto da empresa, como do pagador, os títulos que forem aprovados serão trocados pela antecipação dos valores.

No exemplo apresentado, se todos os títulos forem aprovados, sua empresa receberá (imaginando-se que 2% sejam os índices das taxas e impostos), o valor de R$ 9.800,00. Esse valor será repassado imediatamente à sua empresa.

É importante destacar que caso o cliente final não pague o título, a responsável será a sua empresa.

Como a antecipação de recebíveis ajuda minha empresa?

As antecipações de recebíveis são instrumentos de grande valia para as empresas que precisam de capital de giro ou investimentos externos.

Algumas vezes, bons negócios não são concluídos em função da falta de capital, impedindo o crescimento do negócio, ou ainda, deixando passar oportunidades que dificilmente surgirão novamente.

A antecipação de recebíveis proporciona mais fluidez, sem perdas significativas de valores e possibilita o recebimento num curto espaço de tempo.

Se comparado aos empréstimos, a antecipação, geralmente, apresenta taxas mais interessantes, uma vez que as garantias apresentadas aos agentes financeiros são maiores.

Como escolher a factoring?

A escolha de uma boa factoring, que seja confiável e que trabalhe de forma transparente e límpida, é fundamental para a operação.

Uma análise criteriosa é importante, onde deve-se levar em conta o tempo de atuação no mercado, quem são seus clientes e quais os valores operados pela instituição.

A GC Factoring está à disposição de sua empresa, para apresentar o que existe de melhor em antecipação de recebíveis!

Convidamos você a conhecer nosso site e fazer um orçamento, somos uma empresa reconhecida e comprometida com o sucesso de nossos clientes.

(Imagens: divulgação)

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.