Como adquirir recursos financeiros de forma ágil durante a crise atual?

Como adquirir recursos financeiros de forma ágil durante a crise atual?

Frente ao instável cenário econômico global, devido as medidas de contenção do Covid-19, várias empresas estão financeiramente vulneráveis. Para muitos, esse momento parece angustiante, mas saiba que com uma gestão eficiente é possível buscar alternativas para aumentar a lucratividade da empresa.

A pandemia do corona vírus desencadeou uma crise econômica que cresce como uma avalanche e buscar diferenciais de mercado e trabalhar com a criatividade fazem a diferença, principalmente em momentos difíceis como esse.

Nesse artigo vamos mostrar como adquirir recursos financeiros de forma ágil, mesmo na atual situação adversa.

 

Antecipação de duplicatas.

Essa operação também é conhecida como “desconto de duplicatas”. A duplicata é considerada um título de crédito que serve para comprovar uma compra e venda. É um título causal, formal e tem garantia. É uma ferramenta muito útil e que colabora com o fluxo de caixa das empresas.

A empresa que deseja adiantar os valores entrega algumas duplicatas para a factoring. a factoring analisa tanto a empresa quanto o cliente da mesma, e quando aprovado, antecipa o valor depositando em conta corrente com o valor de desconto da taxa de deságio.

Para que a operação de antecipação de duplicatas seja realizada, sua empresa, precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Cadastro da empresa junto ao agente financeiro ou factoring;
  • Duplicata gerada com a NF-e e com as datas de vencimentos do título;
  • Comprovante de despacho ou entrega da mercadoria.

Empréstimo para pessoas jurídicas.

O empréstimo é o crédito oferecido pelo banco, mas agora também por um novo tipo de empresa, a Empresa Simples de Credito, que pode ser usado livremente pela empresa, seja para comprar um bem ou serviço, para honrar compromissos ou como capital de giro. O dinheiro recebido como empréstimo é utilizado pela empresa da maneira que achar melhor.

Normalmente, nos bancos os empréstimos exigem garantias e a apresentação de inúmeros documentos e comprovantes para que a operação seja executada.

Além disto nos bancos, exigem que a empresa seja correntista e tenha movimentação de conta com a instituição, já na empresa simples de crédito não tem todas estas exigências, veja como funciona:

Empresa Simples de Crédito (ESC), é um novo modelo de negócio que realiza operações de financiamento, empréstimos e descontos de títulos de crédito para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

 

Como Funciona?

Uma ESC funciona de forma bem simples. Ela realizará operações por meio de contratos, sendo que cada uma das partes interessadas ficará com uma cópia dele. Ou seja, um contrato para a ESC e o outro para a empresa tomadora do crédito.

A movimentação do crédito deve ser feita apenas por débito ou crédito em contas de depósito, em nome da ESC e da pessoa jurídica contratante.

Vale destacar que o pagamento pelo devedor pode ser por transferência entre contas ou por meio de boleto, sendo o primeiro o mais indicado.

Desconto de Cheque.

Em estabelecimentos comerciais, os lojistas muitas vezes preferem receber um cheque que recorrer à maquininha de cartão, por causa das taxas cobradas na modalidade de venda.

É justamente pensando nesses comerciantes que ainda recebem um grande volume de pagamentos com cheques que as instituições financeiras oferecem o serviço conhecido como desconto de cheque.

Esse serviço torna a instituição responsável por descontar os cheques recebidos na data programada, reduzindo a preocupação de quem recebeu os pagamentos. Assim, ao contratar o sistema de custódia, é possível aumentar a segurança desse tipo de transação, já que os cheques ficam armazenados na factoring.

Quais as vantagens da custodia de cheque?
  • Maior segurança nas transações com cheques.
  • Você não precisará se preocupar em administrar as datas de desconto de diversos cheques. A instituição fará isso seguindo as informações do cheque, o que garante mais tranquilidade para você.
  • Com a aprovação de crédito, a possibilidade que o cliente opte por antecipar o recebimento de algum cheque aumenta.

 

Se você deseja conhecer ainda mais sobre como adquirir recurso de forma mais rápida e eficiente, faça contato conosco.

A GC Factoring é uma empresa especializada em antecipação de recebíveis online e, certamente, tem a melhor solução para o seu negócio!

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.