Como a Factoring pode ajudar no momento de crise?

Como a Factoring pode ajudar no momento de crise?

Este primeiro trimestre foi marcado por eventos atípicos agravando uma crise na economia global devido as medidas restritivas devido ao Covid-19.

Para muitos, esse momento parece desesperador, pois está deixando várias empresas financeiramente fragilizadas. Mas saiba que superar a crise é algo possível e viável. Por pior que seja o cenário, há sempre uma solução. Como diz o ditado “não há crise que dure para sempre, o importante é sairmos vivos dela”.

Para questões financeiras uma boa solução é adiantar seus títulos creditórios, que são direitos derivados dos créditos que uma empresa tem para receber posteriormente, por exemplo: cheques, aluguéis, duplicatas, vendas à prazo, dentre outros.

A operação com a factoring permite a antecipação desses recursos de forma fácil e segura. Dessa maneira, esse tipo de operação serve como solução para alavancar o capital das empresas em múltiplas ocasiões.

O que é factoring?

A Factoring também é conhecida como Fomento Mercantil ou Comercial. É um processo bem simples para adiantar um valor que a empresa tem a receber e é uma das mais eficientes e baratas linhas de crédito alternativas.

Consiste em um financiamento onde a empresa realiza uma venda a prazo por meio de títulos e vende as duplicatas para antecipar o recebimento do valor à vista, pagando apenas um deságio no valor final.

Como funciona?

A operação do factoring é uma relação que envolve três partes distintas:

  • o Factor: aquele que compra o crédito;
  • o cedente: quem cede os seus haveres em troca do adiantamento da quantia;
  • o sacador: indivíduo que fez a compra e deu origem ao crédito

 

A transação é formalizada quando o Factor assina um contrato de fomento mercantil com o cedente, no qual estão estabelecidas as condições gerais no fator da compra.

Uma vez adquirido o título, a fomentadora procura o Devedor e o informa sobre a compra e as formas de cobrança. Chegado o prazo determinado para pagamento, o sacador quita sua dívida com o Factor, encerrando-se assim o procedimento.

Quais vantagens de utilizar uma factoring?

Toda empresa precisa de uma boa rentabilidade liquida, seja para seu fluxo de caixa ou para expandir suas atividades. A factoring é uma forma dinâmica de impulsionar a gestão financeira com mais facilidade. Tendo como visibilidade alguns benefícios:

– Antecipação dos créditos

– Evitar o pagamento de juros e a contração de dívidas com bancos e financeiras.

– Facilidade na compra de matéria-prima

– Fortalecer seu fluxo de capital de giro e aumentar a capitalização da empresa;

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.