Como o pix pode ajudar a sua empresa

Como o pix pode ajudar a sua empresa

O dono do seu próprio negócio sabe a importância que é ter dinheiro em caixa no fechamento do mês, seja para pagar o salário, manter o capital de giro em dia, investir no crescimento ou até mesmo guardar. Mas manter tudo isso em dia pode ser difícil devido a muitos pagamentos sendo efetuados e caindo após dias ou semanas depois.

A chegada do Pix, o novo mecanismo de pagamentos instantâneos, vai facilitar a vida de muitas empresas, dos micros e pequenos negócios até grandes corporações. Confira as vantagens que o Pix vai proporcionar ao mercado.

 

Primeiramente, o que é Pix?

 

Em fevereiro deste ano (2020), o Banco Central anunciou o PIX, um sistema de transferências e pagamentos instantâneos que entrará em vigor em novembro de 2020 diferentes de TED e DOC.

O PIX consiste num sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos, permitindo transações 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Levando em consideração que não é mais uma modalidade de serviço, e sim um salto no mercado financeiro no Brasil.

 

Pagamentos por QR Code

 

Essa modalidade está em alta no mundo todo. No Brasil, empresas como Mercado Pago e PicPay já trabalham com ela. Agora Banco Central quer abraçar essa tendência que vem ganhando espaço.

O PIX vai suportar QR Code de dois tipos:

– QR Code dinâmico: O código é exclusivo para cada transação e, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para coibir desvios de dinheiro;

– QR Code estático: Nesse modo, um único código valerá para múltiplas transações e poderá trabalhar com valor fixo ou definido pelo pagador. Trata-se de um código que pode ser usado por um lojista ou prestador de serviços, por exemplo.

Quais as vantagens do Pix para empresas?

 

  • Conveniência: As operações poderão ser realizadas 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Para fazer um Pix, basta ter um celular à mão;
  • Agilidade: O valor enviado ou recebido chegará ao recebedor praticamente em tempo real (a operação levará cerca de 10 segundos para ser concluída). É possível pagar fornecedores, funcionários e até tributos em tempo real – como se fosse uma transação com dinheiro;
  • Segurança: as transações serão baseadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) e terão como base tecnologias de proteção atuais;
  • Diversidade: O PIX permitirá transferências de qualquer valor entre pessoas e/ou empresas, pagamentos em estabelecimentos físicos ou virtuais. Possibilita fazer transações usando apenas a chave Pix, em vez das informações tradicionais como número da conta, agência, banco e CPF ou CNPJ.

 

O Pix vem para simplificar todo o controle de operações, reduzindo ao máximo os intermediários de um pagamento reduzindo os custos das transações, isso quer dizer que com o Pix você não pagará taxas abusivas para receber pelas vendas realizadas com cartões de crédito, pois só empresário e seu cliente estarão envolvidos na efetivação do pagamento. Ou seja, todos aqueles agentes intermediários não serão mais necessários e isso significa uma grande liberdade para o pequeno empreendedor agilizando seu trabalho possibilitando uma conciliação mais simples de pagamento.

A data prevista para a estreia do sistema de pagamentos instantâneos será partir de 16 de novembro de 2020.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.