Desconto de duplicata: como funciona?

Desconto de duplicata: como funciona?

O desconto de duplicata é uma excelente alternativa para a gestão financeira de qualquer empresa.

Em muitas ocasiões, ocorrem promoções especiais junto a fornecedores para reabastecimento de estoque, ou ainda há necessidade de investir em maquinários.

Em ambas essas situações, o adiantamento de recebíveis é uma excelente solução para injetar capital com menores taxas e aproveitar a ocasião para algum investimento.

Há ainda as situações onde as vendas estão acontecendo, no entanto, o fluxo de caixa apresenta uma situação desfavorável para a realização dos pagamentos dos compromissos assumidos devido a diferença de prazo no recebimento e pagamento.

Isso acaba prejudicando toda a operação, pois, a busca por capital externo toma tempo e dedicação dos gestores, perdendo-se o foco principal do objetivo do empreendimento.

Normalmente, nessas situações, a primeira opção é o banco, o que nem sempre é o mais aconselhável em função dos custos das transações.

Nesses casos, a antecipação de recebíveis também é uma operação que pode contribuir para a gestão.

Nesse artigo vamos mostrar como funciona o desconto de duplicata, uma maneira inteligente e de baixo custo para estabilizar o capital de giro do seu negócio. Continue lendo e confira!

O que é desconto de duplicata?

 

Desconto de duplicata ou antecipação de recebíveis é uma operação financeira que consiste no adiamento de créditos futuros.

Ou seja, sua empresa possui valores futuros a receber e troca as duplicatas por dinheiro, pagando à instituição que fez a operação o deságio, que é uma taxa cobrada pela transação realizada.

Isso permite que seu negócio resolva o problema de capital de giro e não comprometa a operação, afinal, os valores das duplicatas já eram da sua empresa.

Além disso, as taxas são muito menores que os juros de possíveis empréstimos e o processo é mais rápido e fácil de ser realizado.

Como funciona o desconto de duplicata?

 

Enquanto no desconto de duplicata sua empresa está apenas adiantando valores que vai receber no futuro, o empréstimo exige garantias e uma infinidade de documentos para ser aprovado.

Os valores cobrados pelas operações também são completamente diferentes, uma vez que no desconto de duplicata não existem juros e correção monetária.

O processo para a realização dessa operação é simples e, dependendo da factoring contratada, tudo pode ser realizado pela internet, facilitando e agilizando ainda mais os trabalhos.

Em regra geral, os passos para a realização da operação de adiantamento de recebíveis são:

Cadastramento

 

A primeira ação a ser realizada é buscar uma factoring que atenda às suas expectativas.

Essa é uma etapa muito importante.

É importante observar e conhecer os serviços que as factorings prestam, a experiência que possuem no mercado e como podem colaborar no sucesso do seu empreendimento.

Acesse nosso artigo sobre qual a empresa de factoring ideal para meu negócio, e saiba como localizá-la.

Localizada a melhor opção, você deverá fazer o cadastro da sua empresa para o início do relacionamento comercial.

Envio de documentos

 

Estando sua empresa com o cadastro aprovado, pode-se separar as duplicatas que há interesse na antecipação e enviá-las para a factoring.

Essa remessa, dependendo da instituição escolhida, pode ser realizada através da internet, onde o processo online facilita e agiliza toda a operação.

Avaliação

 

Após a factoring analisar os documentos, será providenciado o contrato de fomento mercantil e a devolução, se for o caso, das não aprovadas.

Depósito do dinheiro

 

Com o contrato assinado, o valor é depositado na conta corrente da sua empresa.

É importante destacar que essa operação é realizada com agilidade e transparência, especialmente, se for apoiada por um sistema ou plataforma online que facilite as transações.

Quais as principais vantagens da antecipação de recebíveis online?

 

Além do benefício do adiantamento dos valores futuros, a antecipação de recebíveis online apresenta outras vantagens que merecem destaque.

Maior facilidade no processo

 

A antecipação de recebíveis online é processada de forma eletrônica utilizando os recursos digitais para isso.

Portanto, não há a necessidade da locomoção para a entrega e busca de documentos.

Isso possibilita que duplicatas possam ser trocadas quase que instantâneamente, documentos corrigidos em minutos e até mesmo a assinatura do contrato é realizada eletronicamente.

A agilidade e facilidade no processo passa a ser um grande diferencial.

Maior segurança financeira para a empresa

 

Os sistemas possibilitam operações em tempo real, o que proporciona maior segurança financeira para sua empresa, uma vez que, a qualquer momento, esse recurso está disponível.

Através da tecnologia, em minutos os processos são resolvidos e possíveis inconsistências são solucionadas rapidamente.

Taxas mais baixas

 

Para completar tantas vantagens, talvez a que mais motive o empreendedor a buscar por essa operação são as taxas cobradas que são menores do que as oferecidas pelos bancos.

Isso é possível devido as factorings trabalharem com recursos próprios, portanto, não fazem a captação no mercado, como é o caso dos bancos.

Além disso, as factorings concentram suas atenções em poucas operações, tornando-se especialistas e conseguindo oferecer melhores condições e taxas ao mercado.

Consequentemente, menor é o custo e maior o benefício.

Se você deseja conhecer ainda mais sobre o desconto de duplicata, seu funcionamento e detalhes a respeito, faça contato conosco.

A GC Factoring é uma empresa especializada em antecipação de recebíveis online e, certamente, tem a melhor solução para o seu negócio!

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.