5 mitos sobre a antecipação de títulos!

5 mitos sobre a antecipação de títulos!

As factorings desempenham um importante papel na economia de um país.

É por meio delas, e dos seus serviços, que muitas empresas conseguem se equilibrar financeiramente e seguirem suas atividades.

A antecipação de títulos é um desses serviços que possibilita a empresa ter o dinheiro na mão, no momento em que está precisando, sem precisar esperar o vencimento do recebível.

Apesar de todas as vantagens oferecidas por essa operação, ainda existem mitos a serem quebrados.

Continue lendo nosso post e desconstrua 5 mitos sobre a antecipação de títulos!

1 – Apenas pequenas empresas podem fazer antecipação de títulos

 

Recorrer a antecipação de títulos é uma prática bem comum nos dias hoje entre empresários que querem e precisam de dinheiro para viabilizar o fluxo de caixa.

Essa operação é muito utilizada por micros e pequenos empresários, que recorrem a antecipação de títulos como forma de receber um dinheiro, que já é da empresa, sem contrair dívidas.

Muita gente pensa que a antecipação de títulos se limita a esse porte de empresa, mas isso é um grande mito.

Grandes companhias também utilizam a antecipação de títulos para manterem o seu fluxo financeiro mais estável, evitando problemas com pouco capital de giro.

2 – A antecipação de recebíveis só pode ser feita por empresas negativadas

 

Esse é outro mito comum sobre a antecipação de títulos.

O objetivo da antecipação dos recebíveis é exatamente o contrário, adiantar o dinheiro que a empresa tem a receber como forma de ajudar na otimização do seu fluxo de caixa, auxiliando a saldar seus compromissos financeiros para não ficar negativada.

Algumas factorings também estendem o serviço às empresas negativadas com o objetivo de auxiliar a saída dessa situação.

Em ambos os casos, o valor antecipado poderá ser usado para novos investimentos, saldar contas e dar um fôlego ao capital de giro, proporcionando o crescimento sustentável do negócio.

3 – A antecipação de títulos é cara

 

Apesar de ser um dos mitos mais comuns, a realidade mostra o contrário.

Caro é usar o cheque especial, opções de crédito com juros altos e empréstimos, que podem, inclusive, comprometer todo o seu empreendimento.

Ao realizar uma antecipação de títulos, a empresa paga apenas uma taxa de deságio descontado do valor a receber.

Essa taxa é bem mais em conta que qualquer empréstimo realizado em bancos ou outras instituições financeiras.

Outro ponto importante a ser pensado é que, com a antecipação de títulos, a empresa terá em mãos um dinheiro que já é dela, ficando livre dos altos juros de um empréstimo ou de cheque especial.

4 – A antecipação de recebíveis é um empréstimo

 

Pensar que a antecipação de títulos é um empréstimo é outro mito bem-ouvido entre as pessoas que não conhecem a operação.

Ao realizar um empréstimo, a empresa solicita a uma instituição financeira que forneça determinada quantia para que ela possa utilizar o dinheiro e pagar em prazo estipulado.

Um empréstimo bancário, em regra geral, tem altas taxas de juros e pode comprometer todo o planejamento financeiro de uma empresa.

Na antecipação de recebíveis, a empresa vai ter em mãos um dinheiro que já é seu e que consta em seu planejamento. Só vai antecipar a sua chegada, sem assumir dívidas.

5 – É um processo demorado

 

Ao contrário do que muitos pensam, a antecipação de títulos é uma operação simples e sem burocracias, bastando a apresentação de poucos documentos.

Isso torna o processo rápido e eficaz: em curtíssimo espaço de tempo o dinheiro está na conta da empresa.

Existem factorings, inclusive, que oferecem o serviço de antecipação de títulos de forma totalmente digital.

Agora que você conheceu os 5 mitos mais comuns sobre a antecipação de títulos e compreendeu o papel de uma factoring para o equilíbrio financeiro de uma empresa, que tal ler nosso post sobre factoring digital e descobrir quais as vantagens de utilizá-la?!

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.