Dicas para você começar a investir agora! Veja qual investimento se encaixa no seu perfil

Dicas para você começar a investir agora! Veja qual investimento se encaixa no seu perfil

Quer saber mais sobre o mundo das finanças, mas não sabe muito bem como e por onde começar? Preparamos algumas dicas de investimento para iniciantes para que você se sinta mais seguro na sua jornada, principalmente daquelas que desejam fazer uma viagem de férias, adquirir algum bem ou, até mesmo, se preparar para a aposentadoria.

Todo investimento leva tempo, e é juntamente esse tempo que vai garantir o retorno em um futuro próspero. Por isso, comece hoje mesmo a investir para alcançar uma vida de sucesso financeiro.

Passos essenciais que você precisa saber para começar a investir

Não existe atalho para ficar rico com investimentos. Por isso, é importante entender o real valor que o dinheiro tem em sua vida. Afinal, investir é um processo longo e permanente, por isso, tem que representar um espaço importante em sua vida.

Para que tudo isso vire realidade comece com um hábito simples, poupar para investir. Economizando terá o que investir de forma consciente sem preocupações financeiras.

Faça um Planejamento Financeiro. este é primeiro passo para qualquer pessoa que está se organizando e quer ter um diagnóstico das finanças antes de começar a investir.

Ele fornece o mapeamento dos seus gastos, isto é, as entradas e saídas do seu orçamento. Para isso, você pode utilizar planilhas e aplicativos de celular. Anote todos os gastos, identifique os gastos supérfluos e as oportunidades de economia. Assim, você terá mais dinheiro para investir e ficará mais fácil estabelecer o valor a ser aplicado com frequência.

Tenha paciência e disciplina. Pode ser que para você essa seja a parte mais difícil: ter autocontrole e disciplina para manter o planejamento financeiro em pé.

Tenha controle de si mesmoEvite tomar decisões baseadas nas vontades momentâneas e nas emoções. Priorize sempre os seus objetivos. A consequência disso é que naturalmente você vai acabar se dedicando mais às conquistas do futuro.

Outra dica importante neste sentido é que no mundo dos investimentos os resultados geralmente levam tempo para aparecer.

Conheça os principais tipos de investimentos:

Renda fixa

O melhor investimento para quem está começando a investir é a renda fixa, São chamados de renda fixa os investimentos em que a forma de cálculo da remuneração é definida desde o momento da aplicação. Além disso, eles são simples para aplicar e exigem acompanhamento mais leve em comparação às ações.

Neste caso, você compra a dívida de um banco (como é o caso do CDB) ou até mesmo do governo (como no caso do Tesouro Direto) e depois é pago ao final de um prazo com as correções dos juros do período.

Em ambos os casos, governo e bancos pegam o dinheiro dos investidores para financiar atividades. Em troca, oferecem uma rentabilidade que pode ser prefixada ou pós-fixada.

As aplicações de renda fixa são:

  • CDB (Certificado de depósito bancário)
  • Tesouro Direto
  • LCI (Letra de crédito do imobiliária)
  • LCA (Letra de crédito do agronegócio)
  • Debêntures
  • Fundos de investimentos de renda fixa
  • LC (Letras de câmbio)
  • CRI (Certificado de recebíveis imobiliários)
  • CRA (Certificado de recebíveis do agronegócio)

 

– Renda Variável

Os investimentos de renda variável têm retorno imprevisível no momento do investimento. A remuneração que oferecem varia conforme as condições do mercado – exatamente o oposto da renda fixa, em que o cálculo do rendimento é conhecido desde o início.

Comparando o mercado de ações com os investimentos de renda fixa, por exemplo. É possível obter um retorno mais elevado com as ações, mas o risco dessa alternativa também é maior do que o das aplicações de renda fixa.

São muitas as infinidades de fazer aplicação na bolsa de valores com riscos baixos. As mais indicadas para iniciantes são fundos de investimentos em ações ou multimercado e os ETFs.

Os fundos de investimento de renda variável são ativos de renda variável. É como você confiar o seu dinheiro a um gestor que irá distribuir seu patrimônio dentro os ativos, segundo uma política de investimento.

Já os ETFS são fundos de índices formados por ações de empresas. A rentabilidade é um indicativo como Ibovespa e o Small cap.

 

Compra direta de ativos

Este é conhecido como sendo um investimento de alto risco. Para um iniciante é importante que conheça bem o seu funcionamento, fazendo uma análise por completa antes de tomar alguma decisão. Após a análise poderá escolher com cautela as empresas que estão na bolsa de valores, e a qual deseja investir.

 

Ganhar, Poupar e Investir

Esses três são os pilares para um investimento, sem eles seu investimento corre risco. Comece por investir em alternativas mais acessíveis, como por exemplo os títulos do tesouro direto e, ou em fundos de investimento.

Se você já possui uma reserva de dinheiro guardada, pode começar a pensar em investir almejando melhores rendimentos no médio e a longo prazo. Invista, mas de forma segura.

Você pode ter vários objetivos a serem realizados com este montante, mas uma coisa é certa, estes investimentos garantem a valorização do seu dinheiro e podem ajudá-lo a alcançar metas pessoais. Sendo assim, obedeça ao seu tempo e a sua condição financeira. Invista com paciência e muita disciplina, que logo, seus objetivos serão alcançados.

Fazendo boas escolhas, sem dúvidas que terá ótimos resultados como consequência.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.