Factoring digital: o que é e quais as vantagens?

Factoring digital: o que é e quais as vantagens?

Todo empreendedor sabe que o tempo é fator crucial para dar conta de todas as atividades que uma empresa exige.

Nesse sentido, precisar se deslocar para bancos ou empresas parceiras passa a ser um grande problema.

Além de contar com o tempo do atendimento, o deslocamento, por vezes, não é viável.

Muitas companhias começaram a digitalizar as suas operações, como é o caso de algumas empresas de factoring.

Nesse post vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a factoring digital e as suas vantagens. Continue lendo e confira!

O que é e como funciona factoring digital?

 

O principal serviço oferecido pelas empresas de factoring é a antecipação de recebíveis.

Mas, é possível encontrar empresas com soluções completas que ofertam terceirização de cobranças, consultoria na área financeira e antecipação de matéria-prima, além dos recebíveis.

A factoring digital tem os mesmos objetivos das tradicionais, no entanto, sua operação acontece digitalmente, usando a internet como principal canal de comunicação.

Toda a documentação, como títulos, duplicatas, contrato social, é enviada eletronicamente na plataforma da empresa que irá fazer a análise para eventual negociação.

Geralmente, a negociação também é assinada de forma digital que, apesar de ser desconhecida, também possui valor jurídico e elimina o papel, agilizando o processo na formalização do contrato de fomento.

Quais as vantagens com relação ao processo tradicional?

 

Além da facilidade de comunicação que já citamos acima, as empresas de factoring digitais ainda apresentam outras vantagens em relação às companhias tradicionais.

Entre as principais podemos citar:

Acompanhamento online do processo

 

Nos processos tradicionais, normalmente, o empreendedor precisa perder tempo enviando e-mails ou em contatos telefônicos para entender qual o andamento da operação que solicitou.

Nas digitais, as informações ficam disponíveis na plataforma operacional e podem ser acessadas a qualquer tempo pela internet.

Além disso, geralmente, os dados são atualizados em tempo real, facilitando a substituição de possíveis documentos não aprovados ou a regularização de algum faltante.

Atendimento mais rápido

 

A plataforma digital possibilita que o atendimento ocorra de maneira rápida, uma vez que toda a comunicação, inclusive o envio da documentação, é feita no formato eletrônico.

Isso possibilita que a factoring faça uma avaliação e dê um retorno em um prazo bem menor.

Em minutos é possível realizar a troca de documentos, ter esclarecimentos a respeito da operação e a ter total transparência dos processos.

Processos menos burocráticos

 

No processo tradicional, os documentos que servirão como troca (duplicatas, cheques, contratos etc.) precisam ser apresentados fisicamente à factoring que, a partir de um protocolo, os recebe e encaminha para uma área de análise.

Após a avaliação, alguns desses documentos podem ser rejeitados, o que acarreta uma nova visita para a substituição ou devolução.

Todo esse processo, no formato tradicional, é demorado e burocrático, uma vez que não há como fugir das idas à empresa e do montante de papel, que precisa ser manuseado e arquivado.

Já no processo digital, tudo acontece sem a impressão de documentos e na própria plataforma operacional, se necessário, resolvem-se as mesmas situações em poucos minutos.

A GC Factoring é referência em factoring digital e está à sua disposição para colaborar e ajudar o seu negócio a prosperar.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

(Imagens: divulgação)

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.