O que é e como funciona consultoria financeira empresarial?

O que é e como funciona consultoria financeira empresarial?

Todo empreendedor precisa estar atento às inúmeras situações que diariamente ocorrem em sua empresa, isso porque, algumas delas, podem prejudicar o sucesso do negócio.

Muitos donos acabam por se envolver com as diversas atividades, como comercial, produção, compras, finanças, logística, serviços, recursos humanos etc.

Esse envolvimento é natural e saudável, desde que todos os processos não dependam exclusivamente do empreendedor.

Caso contrário, eles acabam se tornando tarefas intermináveis e que podem ficar negligenciadas por falta de tempo.

Por isso, contar com um apoio técnico e mão de obra qualificada é fundamental para manter tudo funcionando como deveria.

Uma das maneiras de aliviar a carga é a contratação de uma consultoria financeira empresarial.

Além de diminuir as tarefas, o empresário ainda conta com uma assessoria dedicada em uma das áreas mais importantes do negócio: o financeiro.

Nesse artigo vamos apresentar como funciona esse trabalho para você decidir com segurança se vale a pena a contratação no momento atual da sua empresa. Continue lendo e confira!

O que é consultoria financeira empresarial?

 

A consultoria é um serviço prestado por uma pessoa ou empresa que tem expertise na área financeira.

O consultor, por não ter um envolvimento diário com os processos do cliente, colabora de forma efetiva na localização de possíveis problemas e na elaboração de um plano estratégico para a gestão financeira.

Normalmente, as pessoas envolvidas nos processos não conseguem perceber onde estão os gargalos ou não sabem como desenvolver metodologias e técnicas que possam ajustar a empresa a uma condição financeira sustentável.

Não por má vontade ou falta de interesse do empreendedor, mas o envolvimento diário, e os outros problemas que precisam ser resolvidos emergencialmente, não permitem uma visão imparcial sobre o problema.

 

Como funciona a consultoria financeira empresarial?

 

A partir de um levantamento pormenorizado da situação financeira da empresa, bem como uma avaliação na forma de trabalho e metodologia utilizada, a consultoria desenvolve um estudo detalhado para apresentar soluções.

Vale lembrar que caso a empresa não tenha uma metodologia ou não faça um controle financeiro adequado, não é impeditivo para a contratação de uma consultoria financeira empresarial.

Pelo contrário, esse serviço permite que tudo seja feito desde o início de forma correta e assertiva.

As soluções propostas pelo consultor têm por objetivo apresentar conceitos e métodos para a organização da área, normalmente apontando os seguintes tópicos:

  • Avaliação e diagnósticos dos problemas financeiros, por exemplo: qual a necessidade de capital de giro para a empresa funcionar, qual a margens da empresa, quais são os resultados da empresa, qual motivo de atraso em pagamentos, dentre outros.
  • Elaboração e melhoria dos controles financeiros;
  • Análise do fluxo de caixa e suas implicações;
  • Planejamento estratégico e definições de objetivos, como qual melhor forma de financiamento, auxílio na captação de recurso.
  • Treinamento e capacitação dos colaboradores;
  • Implantação da nova metodologia e acompanhamento.

A consultoria financeira empresarial, portanto, mostra os caminhos, aponta os problemas e indica como resolvê-lo, além de apresentar métodos e soluções para o sucesso da operação.

Quais as vantagens na contratação?

 

Além de tudo o que já citamos até agora, a contratação de uma consultoria permite ter as melhores práticas do mercado referente ao setor financeiro.

Também é vantagem:

  • Melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • Maior controle dos recursos financeiros;
  • Correção de falhas operacionais e de controles;
  • Definição e organização das políticas internas;
  • Mudança dos hábitos nos negócios e na empresa;
  • Gestão assertiva do capital de giro;
  • Menor risco de endividamentos;
  • Clareza quanto aos investimentos mais rentáveis.

A partir do momento que o empreendedor sabe que a área financeira está organizada, trabalhando de forma correta e com controles disponíveis e exatos, esse passa a buscar uma melhor rentabilidade para o negócio e tem tempo para avaliar os produtos e serviços.

Enfim, pode dedicar suas atividades a novas oportunidades e no principal objetivo da empresa.

A GC Factoring é especialista em consultoria financeira empresarial e está à sua disposição para colaborar e ajudar o seu negócio a prosperar.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

(Imagens: divulgação)

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.