Factoring, Fluxo de Caixa e a Relação Entre Eles

Factoring, Fluxo de Caixa e a Relação Entre Eles

Ao planejar uma viagem para lazer, certamente você prevê e contabiliza os gastos necessários, a fim de evitar imprevistos e possibilitar o melhor aproveitamento, correto? Este planejamento também é necessário para o melhor desenvolvimento de sua empresa, podendo ser calculado através do fluxo de caixa.

Mas afinal, o que é fluxo de caixa e qual a importância dele para seu negócio? Continue descendo a página para aprender melhor sobre.

 

O que é fluxo de caixa?

Podemos definir fluxo de caixa como o movimento de valores que entram, através de serviços prestados ou produtos vendidos, mas que também precisam sair do caixa da empresa para manutenções necessárias, como pagamento de funcionários, contas a pagar, dentre outras despesas. Entender e controlar este processo é de suma importância, pois proporciona a visualização e previsão do valor disponível para tais operações, a fim de possibilitar a melhor tomada de decisão sobre o desenvolvimento positivo de sua empresa.

 

Sabendo disso, como dar início a este processo?

No primeiro momento, é necessário o levantamento de todos os registros financeiros, de entrada e saída, assim como anotar todas as operações que acontecerem dali em diante. Ao calcular a soma dos valores de créditos a receber com os valores em caixa e subtrair os débitos existentes, o resultado proporcionará a visão inicial do seu fluxo de caixa. O controle destes valores pode ser organizado em planilhas, mas recomenda-se o uso de sistemas que ofertem a visualização em gráficos e informações de forma mais fácil.

 

Como planejar e otimizar gastos e investimentos para melhorar o fluxo de caixa?

Categorizar as movimentações financeiras te ajuda a entender melhor a origem e destino dos recursos. Ao separar em categorias, pode-se visualizar as despesas em suas especificidades e tomar o melhor rumo naquele momento. Os gastos podem ser comuns entre empresas de diferentes segmentos, como pagamento de funcionários, energia elétrica, aluguel de salas ou espaços, materiais do expediente, impostos, entre outros. Porém, também existem gastos específicos, que variam de acordo com a necessidade da empresa, como é o caso de restaurantes e mercados que necessitam de fornecedores de insumos. Seja qual for o seu negócio, é necessário o reconhecimento de todos os investimentos para um melhor entendimento do fluxo do seu caixa.

Ao entender a origem e destino de todo o montante disponível em caixa, pode-se identificar os gastos fixos necessários para a manutenção de seu negócio, como energia elétrica, aluguel e salários. A partir desta visualização global de dados, é possível traçar tomar as melhores decisões a curto, médio e longo prazo, adotando estratégias que melhorem cada vez mais os ganhos e o desenvolvimento do seu negócio.

 

O factoring te ajuda a otimizar o fluxo de caixa.

Ao montar e entender o fluxo de caixa da sua empresa, é possível também reconhecer os períodos em que as despesas são maiores que a receita, sendo necessária a busca de alternativas para contornar tais situações. Empresas que prestam serviços de factoring, como a GC, podem te ajudar em épocas difíceis, já que oferecem serviços de fomento mercantil através da antecipação de créditos que serão recebidos futuramente, com a finalidade de manter o seu fluxo de caixa positivo, possibilitando o contínuo investimento no seu negócio. Vale ressaltar que este processo acontece dentro de lei e de maneira transparente, sendo uma alternativa menos burocrática que empréstimos de bancos.

Aumentar seu fluxo de caixa é sinônimo de melhores resultados. Antecipando seus recebíveis isso se torna realidade. Solicite uma simulação conosco e visualize o leque de possibilidades que te aguarda.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.