O que é Business Intelligence e como ele ajuda a impulsionar o seu negócio.

O que é Business Intelligence e como ele ajuda a impulsionar o seu negócio.

Para o melhor gerenciamento e evolução de seu negócio são necessárias tomadas de decisões em tempo hábil, a partir da análise precisa de dados. Porém, é comum que tais dados sejam coletados e apresentados por diferentes fontes de informação, dificultando as tomadas de decisões e confusão na compreensão dos indicadores captados. O Business Intelligence, também conhecida como BI ou ainda como Inteligência de Negócios, é um termo original da década de 1960, que tinha como finalidade o compartilhamento de informações dentro das organizações, sendo mais bem desenvolvido a partir da década de 1980 junto às inovações tecnológicas da época. A estratégia existe para otimizar seu tempo resolvendo problemas de organização de dados, sendo possível sua aplicação em qualquer tipo de negócio.

Ficou curioso? Continue descendo para entender melhor sobre.

 

O que é BI?

As ferramentas de BI são baseadas na simplificação, melhor organização e visualização dos dados coletados, a fim de encurtar o tempo necessário para análise, interpretação de dados e a decisão do próximo passo a ser tomado. Um ponto muito importante é que ele pode ser aplicado em qualquer setor do seu negócio, desde o comercial, financeiro, administrativo, até o marketing.

Vale ressaltar que essas ferramentas não dirão exatamente o que fazer ou que caminho seguir para o melhor desenvolvimento, apenas integrarão as informações para facilitar os insights e as melhores tendências para o seu negócio.

 

Como ele ajuda sua empresa

Ao utilizar tais ferramentas, o processo de tentativa e erro é minimizado, podendo ser traçado o caminho certo para o objetivo. Os dados buscados serão apresentados de maneira mais simples, com gráficos representativos do desempenho de diferentes setores. A partir da análise desses dados, o empreendedor pode decidir o próximo passo de forma mais ágil, otimizando seu tempo e se mantendo cada vez mais no ritmo do mercado. Ao analisar os dados fornecidos, é possível entender mais ainda a tendência de mudança e consumo do seu público-alvo, adaptando seus produtos, serviços e estratégias de anúncios e vendas para as novas demandas.

 

Como ele se aplica ao seu negócio?

Para ilustrar o funcionamento da estratégia, acompanhe a seguinte história.

Henrique tem um negócio de produção e venda de roupas. Ele tinha muitas dificuldades em coletar e interpretar informações sobre seus setores de produção e vendas, por serem dados fornecidos por diferentes fontes. O que Henrique não sabia é que existem ferramentas e estratégias que podem o auxiliar nesses processos. Então, ao pesquisar sobre possíveis soluções para otimizar seu tempo e causar menos confusões no meio de tantas informações, Henrique conheceu o Business Intelligence, que apresenta dados de forma visualmente mais legível, facilitando o entendimento para a tomada de decisão sobre o melhor próximo passo, tanto para o setor de produção das peças quanto no setor de marketing e vendas, entendendo melhor o comportamento de seus clientes, identificando tendências para lançamento de novos produtos, campanhas de vendas, ampliação do alcance de clientes e mercado. Além de conseguir visualizar melhor informações como o custo e tempo de produção de suas peças, seus lucros e investimentos necessários para manter seu negócio no melhor caminho, como fluxo de caixa e capital de giro. Dessa maneira, Henrique pode continuar impulsionando seu empreendimento a partir dos conhecimentos fornecidos, se mantendo no ritmo do mercado e aumentando seus lucros.

 

Ferramentas que podem te auxiliar nesse processo

Existem diversas ferramentas que auxiliam na mensuração e organização desses dados, como é o exemplo do Power BI da Microsoft, que integra com outras plataformas para o compartilhamento dos dados trabalhados. Outra opção é a do Board International, que fornece informações tanto de BI quanto para análise preditiva e gerenciamento de desempenho. Aqui na GC utilizamos o Google Data Studio, que nos ajuda a identificar os indicadores coletados através da integração com nossas plataformas de anúncios, promovendo uma melhor agilidade de trabalho e decisões tomadas sempre com base nos resultados obtidos e esperados.

 

O Business Intelligence é uma estratégia importante para o melhor desenvolvimento do seu negócio, seja ele qual for. A partir da integração de informações em recursos visuais, torna-se muito mais simples entender o próximo passo a ser tomado. Implemente em seu negócio e acompanhe todos os benefícios desta prática. Se deseja conhecer ainda mais sobre como melhorar e controlar seus indicadores, entre em contato conosco. A GC Factoring é uma empresa especializada em auxiliar outras nas questões financeiras, certamente temos a melhor solução para o seu negócio!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?