Como o Fomento Mercantil beneficia empresas

Como o Fomento Mercantil beneficia empresas

Você já ouviu falar em fomento mercantil? Ou em factoring? Ao entender o que realmente é o fomento mercantil, abre-se um leque de novas possibilidades para fazer sua empresa crescer de forma saudável.

O sistema financeiro tradicional é muito rigoroso em relação a conceder créditos, principalmente para micros e pequenos empresários. Essa rigorosidade envolve muita documentação, burocracia e demora nos processos. Para solucionar esse problema, surgiram empresas que buscam facilitar e popularizar os processos financeiros, são as chamadas empresas de factoring.

As fintechs de fomento mercantil estão se consolidando no Brasil como ótimas fontes de recursos. Essas empresas de fomento mercantil, por meio de operações online com taxas mais justas e competitivas, estão ajudando a desenvolver o empreendedorismo no país.

 

O que é uma operação de fomento mercantil?

O fomento mercantil é uma operação financeira em que a empresa antecipa os valores dos boletos a receber, que estão divididos em parcelas e seriam pagas pelos clientes da empresa aos poucos.

Destinada para pessoas jurídicas (PJ), sem dúvida é uma alternativa útil para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas

 

Uma Factoring é uma empresa que oferece vários serviços, entre eles a compra de títulos recebíveis, terceirização de cobrança, entre outros.

Uma factoring não pode ser comparada com um banco ou com uma financeira, uma vez que ambos emprestam dinheiro mediante cobranças de taxas de juros mensais. Já a factoring compra títulos de crédito dos seus clientes e cobra uma taxa pela realização.

Uma empresa que realiza suas vendas por meio de cheques ou crediário, vende esses títulos para a factoring e a partir disso, recebe à vista esses créditos futuros, possibilitando impulsionar questões administrativas como: Movimentar o fluxo do caixa, pagar contas, melhorar a liquidez e dentre outras.

A antecipação de recebíveis é uma excelente alternativa para otimizar o caixa e o capital de giro quando há necessidade de dinheiro externo.

 

Quais vantagens de utilizar o fomento mercantil na sua empresa?

No mundo dinâmico dos negócios, empresários não têm mais tempo para sair de suas atividades e ir até uma instituição financeira, esperar a vez do atendimento e solicitar um empréstimo ou qualquer outro serviço. Agilidade e praticidade são as necessidades do mundo moderno.

Ter um bom fluxo de caixa e um crédito livre é o sonho de qualquer empresa, por vez, esperar longos períodos até que o dinheiro entre no caixa da empresa pode ser prejudicial à estrutura do negócio.

Dentre as principais vantagens da operação de factoring, podemos destacar algumas:

– Recebimento à vista: Com o fomento mercantil, você recebe todos os valores das suas vendas de uma vez e com isso pode reorganizar suas contas e planejar seus próximos passos com mais calma. Um valor que apenas seria pago pelos seus clientes em 30 ou mais dias;

– Livre de taxas abusivas e fixas: Evite a burocracia que os bancos atribuem às tentativas de obter crédito empresarial economizando e recebendo o máximo possível dos seus adiantamentos adquirindo condições personalizadas ao seu negócio, com uma operação que dá mais liberdade para elas planejarem e implementarem novas ideias no seu modelo de negócio.

– Fluxo de Caixa: equilibrar a folha de pagamento dos seus funcionários, pagar suas dívidas, repor insumos para seguir com a produção e muito mais;

– Liberdade: Você deixa de se preocupar com cobrança de pagamento de clientes e pode se focar cada vez mais no seu próprio negócio, buscando cada vez mais o crescimento que você procura.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.