O que preciso saber sobre Antecipação de Recebíveis?

O que preciso saber sobre Antecipação de Recebíveis?

Muitas empresas adotam um prazo para o pagamento dos clientes, em relação às vendas, maior do que o prazo das compras dado pelo fornecedor.

Essa medida oferece um diferencial de mercado, mas, dependendo da quantidade de operações, pode comprometer o capital de giro.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis colabora no fluxo de caixa, podendo assim negociar melhor com seus fornecedores fazendo pagamento a vista e ter descontos significativos, melhorando a rentabilidade da empresa.

A antecipação de recebíveis é uma operação que precisa ser conhecida por todos os empreendedores, pode também fomentar em momentos de aperto no caixa, minimizando taxas e juros e garantindo a continuidade do negócio.

Diferente dos empréstimos, a antecipação é uma troca de créditos futuros por valores imediatos.

Além disso, muitos empreendedores buscam por capital externo para investir ou aumentar as operações, a antecipação também é uma excelente alternativa.

Nesse post, vamos mostrar detalhadamente o que é e para que serve a antecipação de recebíveis. Continue lendo!

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma linha de crédito onde sua empresa consegue antecipar valores a receber, trocando duplicatas, cheques pré-datados e parcelas dos cartões por dinheiro a vista.

As instituições que oportunizam essa possibilidade cobram uma taxa pela operação e adiantam os valores que seriam recebidos futuramente.

Esse modelo possibilita uma melhor liquidez para os negócios gerados a prazo, pois, a utilização dos valores pode ser imediata.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Trabalhar com antecipação de recebíveis exige uma organização financeira, para que esse processo venha a contribuir para o momento de dificuldades ou de investimentos que sua empresa vive e, não para ser transformado em uma bola de neve que comprometa seu negócio.

A partir de um fluxo de caixa é possível verificar em quais períodos as dificuldades poderão comprometer a operação da empresa.

Com esse levantamento, separam-se créditos futuros como cheques pré-datados, duplicatas e parcelas de cartão de crédito e busca-se uma instituição para a realização da troca.

Portanto, não se trata de um empréstimo, mas, sim, de uma antecipação de recebíveis.

A instituição irá fazer uma avaliação de crédito da sua empresa e do cliente e também dos títulos e créditos negociados, podendo não aceitar alguns deles.

Assinado um contrato que oficializa a operação, o dinheiro é depositado na conta da sua empresa, já descontado a taxa cobrada e o direito de recebimento passa a ser da financeira.

É importante lembrar que caso o cliente não pague, ou exista algum problema para o recebimento dos valores, a responsabilidade pelo pagamento passa a ser da sua empresa.

Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

Toda empresa pode fazer a antecipação de recebíveis, no entanto, a instituição financeira analisa cada caso de maneira individual.

Isso porque, infelizmente, existem empresas fantasmas que aplicam golpes, trabalhando com títulos e documentos frios para a realização da antecipação.

Portanto, de uma maneira geral, se sua empresa estiver com toda a documentação em dia, é muito provável que consiga antecipar os recebíveis.

Qual o momento ideal para solicitar uma antecipação?

Como já demonstrado nesse artigo, a antecipação de recebíveis é uma excelente opção para os momentos em que sua empresa está no sufoco em termos de capital de giro.

Com muito critério e tendo um planejamento financeiro como ferramenta de apoio, a antecipação evita que sua empresa atrase pagamentos e compromissos com os fornecedores e cumpra com suas obrigações.

Como escolher uma empresa de Factoring?

As empresas de factoring são as que oferecem melhores taxas para a antecipação de recebíveis.

Mas, alguns pontos são importantes para a escolha da factoring, uma vez que se precisa de um relacionamento transparente e que atenda aos objetivos de sua empresa.

São eles:

Agilidade e flexibilidade nos processos

É importante que a empresa contratada apresente soluções ágeis e flexíveis, para que os processos ocorram de forma automática e com pouca burocracia.

Afinal de contas, o tempo é precioso e é preciso resolver rapidamente a negociação para voltar sua atenção ao seu negócio.

Experiência e assessoria

Outro ponto fundamental na escolha de uma empresa de factoring é sua experiência e tempo de atuação.

As empresas consolidadas, em regra geral, conhecem melhor sobre antecipação de recebíveis e podem prestar assessoria nos melhores caminhos e opções do mercado aos seus clientes.

Tecnologia

A tecnologia é um grande facilitador nos processos burocráticos envolvendo envio e retorno de documentos, agilizando a operação e facilitando a administração.

A disponibilidade de sistemas e plataformas online é um grande facilitador das operações financeiras e nada melhor do que poder contar com esses serviços.

Custo-benefício

Finalmente, o custo-benefício é primordial para a localização de uma empresa de factoring, nesse ponto deve-se colocar na balança os serviços oferecidos e as taxas cobradas.

É importante uma avaliação criteriosa, uma vez que se deseja uma convivência profissional e ética, onde todos sejam beneficiados.

A antecipação de recebíveis é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para momentos de desconforto no fluxo de caixa da sua empresa ou de investimentos.

Convidamos você a acessar nosso site e fazer uma cotação online, onde poderá conhecer nossos serviços e diferenciais.

(Imagens: divulgação)

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.