Quando e por que investir na terceirização do serviço de cobrança?

Quando e por que investir na terceirização do serviço de cobrança?

Muitas empresas optam pela terceirização do serviço de cobrança para recuperar créditos considerados de difícil negociação e, até mesmo, perdidos.

Isso porque, em todos os segmentos, é comum ter que lidar com situações de atraso nos pagamentos por parte de alguns clientes.

As tentativas de cobrança acontecem através de ações envolvendo a área de contas a receber que tenta, através de ligações, correspondências, negativação do crédito e protestos, recuperar o valor devido.

É uma árdua tarefa que exige esforço quando deseja-se um resultado satisfatório.

Além disso, esse setor tem um alto custo operacional devido a necessidade de contratação de profissionais experientes que saibam lidar com essas situações.

A terceirização do serviço de cobrança é uma excelente alternativa. Nesse artigo vamos apresentar quando e por quais motivos investir nesse modelo. Continue lendo e confira!

O que é a terceirização do serviço de cobrança?

 

Apesar de necessária em todas as empresas, a área de cobrança não faz parte do core business do comércio, indústrias e da maioria dos segmentos de mercado.

A área de cobrança da maioria das empresas, normalmente, é voltada às pequenas ações que tem por objetivo alertar o cliente sobre o vencimento de determinada conta.

Quando em atraso, os contatos são realizados para tentar programar o pagamento dos valores, por vezes essa medida é feita pelos vendedores.

No entanto, a realidade da maioria das empresas é que muitas contas acabam sendo perdidas, o que ocorre pela falta de experiência em lidar com a situação.

A terceirização do serviço de cobrança consiste em contar com uma empresa especialista nesse segmento, capacitada e disposta a assumir a recuperação de débitos.

Essas empresas sabem como realizar a cobrança sem criar constrangimentos, utilizando fatores técnicos e jurídicos que trazem resultados.

Quando investir na terceirização do serviço de cobrança?

 

Para saber quando investir na terceirização do serviço de cobrança é importante verificar qual a situação atual da inadimplência em sua empresa.

Sua área de cobrança tem conseguido recuperar os valores em aberto em um tempo adequado? Qual é o volume de inadimplência?

Se as respostas para essas questões forem de preocupação é o momento de contar com uma empresa especializada para ajudá-lo.

Muitas empresas adotam o prazo de 30 dias para terceirizarem a cobrança, mas não esqueça que quanto mais antiga a dívida, mais difícil se torna a sua recuperação.

A equipe interna de cobrança que, normalmente, é pequena precisa focar diariamente nas contas recentes que estão vencidas e acabam não dando a devida importância às antigas.

Portanto, se o volume da inadimplência o incomoda e as contas têm ultrapassado os 30 dias para resolução, sua empresa só tem a ganhar buscando a terceirização do serviço de cobrança.

Por que investir nela?

 

A primeira e mais simples resposta a respeito do porquê investir na terceirização de cobrança está na tentativa de recuperar um valor que praticamente está perdido.

Além disso, existem outros aspectos a serem considerados:

  • foco da sua empresa nas atividades principais e na gestão do seu negócio,
  • melhorar o controle dos valores em atraso,
  • economia de tempo e dinheiro,
  • retenção de clientes em função da abordagem profissional bem conduzida,
  • agilidade e foco na resolução dos problemas que envolvem as cobranças por parte da empresa terceirizada,
  • especialização na tarefa e uso de técnicas aplicadas pelas terceirizadas.

Como escolher a melhor empresa?

 

Se sua empresa decidiu investir na terceirização do serviço de cobrança é importante escolher a melhor opção para isso.

Sua decisão deve considerar muitos fatores, um deles é a experiência da empresa na realização desses serviços, o que garante que seu negócio estará bem assessorado com relação ao assunto.

Outro fator importante é o formato que a cobrança é realizada, busque por empresas que adotem técnicas humanizadas, profissionais e respeitosas.

Lembre-se que cobrança vexatória é crime e, além disso, a maioria dos devedores não está satisfeita com a situação que está passando.

A empresa de cobrança precisa estar adequada tecnologicamente para poder exercer com qualidade suas tarefas.

Busque por empresas que invistam em processos automatizados, facilitando o relacionamento e a troca de documentação por meios digitais.

Se você ainda tiver dúvidas a respeito da terceirização do serviço de cobrança, entre em contato com a GC Factoring, uma empresa especializada no assunto e que pode colaborar efetivamente para a melhora dos resultados do seu empreendimento.

 

(Imagens: divulgação)

 

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