6 motivos para antecipar recebíveis no final do ano

6 motivos para antecipar recebíveis no final do ano

A chegada do final de ano sempre traz expectativa de aumento de vendas e, necessariamente, é preciso ter uma maior produção. Antecipar recebíveis pode ser uma excelente alternativa para otimizar esse processo.

O aumento da produção, em regra geral, traz mais custos, como o pagamento de horas extras, novas contratações, compras de matéria-prima e despesas legais.

No entanto, boa parte dos recebimentos das compras realizadas no final de ano são pagas com cheques pré-datados, carnês e/ou qualquer outro recebível, o que faz com que a entrada do dinheiro seja gradual.

Isso pode comprometer o fluxo de caixa da empresa, em especial em períodos de sazonalidade.

Além disso, dinheiro na mão traz inúmeras vantagens e permite ter uma negociação melhor com os seus fornecedores.

Quer saber mais sobre como driblar esses problemas e otimizar o fluxo de caixa? Nesse post vamos apontar 6 motivos para uma empresa antecipar recebíveis no final de ano e, assim, se preparar para aumentar suas vendas e cumprir seus compromissos financeiros.

6 motivos para antecipar recebíveis no final do ano

 

Existem muitos motivos para antecipar recebíveis a qualquer momento do ano, mas, em especial durante essa sazonalidade, destacamos 6 deles:

01 – Vendas sazonais

 

Fim de ano é caracterizado pelas compras de Black Friday, Natal e Ano Novo, pelas trocas de presentes, pelas férias escolares e do trabalho, bem como pela alta rotatividade de turistas pelas cidades brasileiras, o que, definitivamente, mexe com a economia do país.

Ele é caracterizado também pelo pagamento do décimo terceiro e pelas bonificações de final de ano.

Há ainda as festas corporativas custeadas pelas empresas, o tradicional amigo secreto, e os costumeiros brindes e cestas de Natal.

Com isso, praticamente todas as empresas precisam estar preparadas para atender a esse fluxo e a demanda gerada nesse período.

Para isso, toda empresa que trabalha com vendas de produtos, bem como com prestações de serviços, precisa se precaver e estar com seu estoque adequado à demanda.

02 – Décimo terceiro salário

 

A legislação determina que seja paga a segunda parcela do décimo terceiro salário aos colaboradores até o dia 20 de dezembro.

Essa despesa, muitas vezes, compromete o fluxo de caixa da empresa.

Antecipar recebíveis, nesse caso, é uma ótima opção caso não existam recursos financeiros disponíveis, evitando-se empréstimos ou a utilização de créditos junto às instituições financeiras que, normalmente, aplicam taxas de juros altas.

03 – Maior capital de giro

 

Antecipar recebíveis também dá um maior fôlego ao capital de giro da empresa e, com isso, mais segurança ao gestor.

Nessa época, apesar das expectativas de melhora nas vendas, é comum ter despesas extras, com compras e investimentos para otimizar o processo de produção, marketing e contratações.

Portanto, o reforço do capital de giro é muito bem-vindo para atender às necessidades, negociar bons preços e, até mesmo, garantir-se para imprevistos, como, por exemplo, a inadimplência.

04 – Contratação de colaboradores temporários

 

Para atender a demanda sazonal de final de ano, é bastante comum a contratação de colaboradores temporários.

Nesses casos, os recursos financeiros precisam estar disponíveis para lidar com os compromissos empregatícios.

Novos colaboradores também geram mais gastos administrativos, como água, energia, e material de expediente.

05 – Não entrar no cheque especial

 

Com as despesas previstas para o final de ano, muitas vezes, as empresas acabam utilizando o cheque especial ou o crédito disponível nos bancos para saldar os compromissos.

A antecipação de recebíveis, além de não deixar sua conta no vermelho, possui taxas melhores para resolver essa situação.

06 – Melhorar as condições de compras junto aos fornecedores

 

Tudo fica mais fácil com o dinheiro na mão, portanto, pode-se melhorar uma negociação a partir de pagamento à vista, ou ainda, aumentar o volume do pedido tendo como contrapartida um desconto especial.

Negociar faz parte do mercado e os fornecedores estão sempre dispostos a oferecer alternativas que possam ser interessantes para ambas as partes.

Como você pode observar, contar com uma reserva financeira vai ajudar a lidar melhor com qualquer imprevisto que possa acontecer, assegurar o pagamento das despesas e permitir que sua empresa aproveite essa data tão importante para o comércio.

Antecipar recebíveis é uma modalidade que não compromete os resultados e que possui taxas atrativas.

Todo o processo é rápido e, em boas empresas, pode ser realizado de forma digital.

Entre em contato com a GC Factoring e saiba mais a respeito!

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.