4 erros comuns na cobrança de clientes

4 erros comuns na cobrança de clientes

O serviço de cobrança de clientes é um dos mais importantes para a empresa, mas também e o mais delicado no que se refere ao relacionamento com eles.

O Brasil enfrenta desde 2014 uma das piores crises econômicas vivenciada pela população.

No primeiro trimestre de 2019, cerca de 63 milhões de pessoas não conseguiram honrar com seus compromissos financeiros, tornando-se inadimplentes.

É preciso lembrar que a maioria das pessoas que não pagam seus débitos, não planejaram essa situação, por isso, cobrar não é uma tarefa fácil e requer profissionalismo e uma boa gestão, para que erros comuns cometidos diariamente não afetem os resultados e os clientes, comprometendo a imagem da empresa.

Vamos ajudar! Continue lendo nosso post e conheça 4 erros comuns na cobrança de clientes que os afastam da empresa.

Quais são os erros mais comuns na cobrança de clientes?

 

O setor de cobrança não é apenas responsável por cobrar clientes em atraso.

Ele é fundamental para um bom relacionamento e para as vendas futuras, por isso, contribui diretamente para o crescimento da empresa.

É preciso lembrar que o cliente que está inadimplente, se for bem tratado, vai quitar seus compromissos e voltar a comprar da empresa que respeitou seu momento difícil.

Isso não quer dizer que seu negócio não deva cobrar multas ou não fazer nada com a inadimplência, pelo contrário.

No entanto, pequenos erros podem ser cruciais para afastar o cliente que, momentaneamente, está inadimplente.

Dessa forma, toda a equipe precisa trabalhar estrategicamente para conseguir obter resultados positivos, ajudando nas entradas de recursos da empresa e mantendo o cliente satisfeito.

Os erros mais comuns na cobrança de clientes são:

1 – Não conhecer o perfil do cliente

 

Um dos erros mais comuns na cobrança de clientes é não conhecer o perfil de quem está sendo cobrado e tentar manter uma padronização para esse serviço.

Cada cliente devedor tem sua dor e necessidade, por isso, é fundamental ter um conjunto de dados relevantes a respeito dele.

Esses dados devem incluir informações pessoais, desde local de trabalho e formas de contato para melhor falar com ele.

Para um bom serviço de cobrança é preciso segmentar o cliente inadimplente e, para isso, é necessário ter um histórico sobre ele.

Algumas informações são importantes para chegar ao cliente e compreender a sua necessidade, como:

  • há quanto tempo comprou,
  • tempo em atraso,
  • se é recorrente ou não.

Ao compreender a necessidade e a situação do inadimplente fica mais fácil para propor soluções flexíveis para ajudá-lo a resolver o seu problema, o que será bom para o cliente e para a empresa.

2 – Fazer cobrança em horários inapropriados

 

Outro erro crucial na cobrança de clientes é fazer contato na hora errada e no canal inadequado.

Além de existirem legislações pertinentes que regulam os horários, é preciso organizar horários e canais adequados para encontrar o cliente sem ser invasivo, inapropriado ou desrespeitoso.

3 – Desrespeitar o cliente

 

Muitos serviços de cobrança desrespeitam o cliente sem nem sequer saber que está fazendo isso.

Existem várias situações que demonstram desrespeito e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, incomodar o seu cliente com ligações fora do horário comercial ou durante o período de descanso é proibido.

Ligações insistentes para o local de trabalho ou recados também não são permitidas e podem provocar penalidades para a empresa.

4 – Não contar com uma gestão de cobrança

 

Independentemente do segmento ou da área, para obter sucesso é preciso uma gestão eficiente e na cobrança de clientes não é diferente.

É preciso padronizar a forma de trabalho para facilitar a comunicação entre o cliente e o operador, sem automatização e utilização de frases prontas, mas todos os envolvidos precisam falar a mesma língua e ter o mesmo entendimento.

Uma boa gestão define e orienta estratégias comuns que podem ser utilizadas em determinadas situações e dificuldades, bem como ajuda a otimizar todos os processos da operação.

Como otimizar a cobrança de clientes?

 

Investir e capacitar os membros da equipe são opções para que os serviços de cobranças de clientes possam ser otimizados.

Boas soluções também podem contribuir para o trabalho da equipe de cobrança.

Além disso, aderir e padronizar políticas eficientes também melhora exponencialmente os resultados.

No entanto, a forma mais eficiente de ter sucesso na cobrança é a contratação de uma terceirização especializada em cobrança.

Essa medida é a solução ideal para empresários que não têm como investir em processos de otimização do setor ou para aqueles que querem reduzir custos, haja vista que se diminuem despesas com pessoal, infraestrutura e contas relacionadas com a atividade.

Uma empresa especializada em cobrança, além de ser mais assertiva e mais viável financeiramente, adota uma postura ética e respeitosa em todos os processos, afinal, conta com uma equipe de profissionais especializados e capacitados para a função.

Se você está buscando serviços especiais para a cobrança de clientes, contate a GC Factoring e saiba como podemos ajudar a sua empresa a obter melhores resultados e reduzir a inadimplência!

 

(Imagens: divulgação)