O que é planejamento financeiro e qual a sua importância?

O que é planejamento financeiro e qual a sua importância?

A gestão de uma empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento, só é possível quando se tem informações confiáveis que possam apoiar as decisões, nesse sentido, o planejamento financeiro é essencial.

A área financeira é uma das mais importantes da empresa, pois garante a sustentabilidade da operação.

Não é possível comprar e vender bem, ter bons investimentos e antecipar possíveis problemas sem um bom controle do dinheiro.

Até mesmo para criar objetivos e estabelecer metas é necessário conhecer com detalhes a situação financeira da empresa.

Nesse post vamos apresentar o que é planejamento financeiro e qual a sua importância para a empresa. Continue lendo e saiba mais!

O que é planejamento financeiro?

 

O planejamento financeiro é uma ferramenta utilizada para conhecer, organizar, planejar e administrar todas as contas da empresa.

Qualquer organização, seja ela familiar, filantrópica, governamental ou empresarial, que não trabalha com um plano de gastos baseado nas receitas obtidas está caminhando para sérios problemas orçamentários.

Nas empresas não ter esse controle pode, inclusive, inviabilizar o negócio e a operação.

O planejamento permite que ações possam ser tomadas a partir de problemas encontrados em tempos de dificuldades, bem como ajuda na elaboração de um plano de investimento, apresentando o melhor momento para tal.

Isso se dá em função do conhecimento dos números que possibilita previsões de receitas e despesas, montagem de cenários e o desenvolvimento de planos de ação, tomando por base a realidade da empresa em termos financeiros e situações hipotéticas.

O planejamento financeiro, em especial nas suas primeiras etapas, é dividido em duas áreas que necessitam de controle:

Gastos

 

Os gastos de uma empresa precisam ser conhecidos para que se possa saber para onde as receitas estão sendo dirigidas, com quais objetivos e qual o retorno que isso está trazendo para a operação.

Vale lembrar que os gastos são todas as saídas de dinheiro da empresa, onde os principais são:

  • custos – podem ser fixos ou variáveis, são aqueles relacionados diretamente com a formação do produto ou serviços prestados pela empresa: matéria-prima, insumos, salários, etc.
  • despesas – são os gastos que não estão ligados à atividade fim da empresa, geralmente administrativos, como: água, internet, energia elétrica, etc.
  • não operacionais – são as saídas que não fazem parte da atividade da empresa, como divisão de lucros, pagamento de empréstimo, etc.

Ganhos

 

Os ganhos de uma organização dizem respeito ao dinheiro que entra.

Ele vêm de:

  • resultados das vendas,
  • receitas obtidas em investimentos financeiros,
  • recebimento de valores de imóveis alugados,
  • toda entrada de recursos provenientes da empresa.

Por que o planejamento financeiro é importante?

 

Não há como ter uma gestão eficiente sem um controle preciso das contas da empresa.

A importância da administração financeira é fundamental para o sucesso de qualquer operação, independentemente de porte ou segmento.

Junto ao planejamento das finanças, e com a adoção de um fluxo de caixa, é possível desenvolver previsões futuras com relação aos riscos e crises, antecipando ações que minimizem os problemas que podem acontecer.

Também é possível avaliar os melhores momentos para a realização de algum investimento, seja ele em contratação, maquinário ou ainda em operações financeiras, sem correr riscos de prejudicar o andamento do negócio.

Conte com a ajuda de uma factoring!

 

Uma forma confortável de equilibrar as finanças da empresa ou investir sem riscos é contar com a ajuda de uma factoring.

A antecipação de recebíveis é uma ferramenta que colabora com o fluxo de caixa, permitindo que a empresa opere sem desequilíbrios financeiros e evitando que as contas entrem no vermelho.

Ainda é possível diminuir significativamente os gastos com os altos juros cobrados pelos bancos nos empréstimos.

A partir de um bom planejamento financeiro e usando as oportunidades que o mercado oferece para o equilíbrio das contas, é possível fazer a gestão da empresa com tranquilidade e consciência.

Para saber mais sobre antecipação de recebíveis e consultoria financeira, acesse nosso site e conheça nossas soluções.

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.