Como aumentar a lucratividade da minha empresa?

Como aumentar a lucratividade da minha empresa?

Para aumentar a lucratividade de uma empresa é preciso saber exatamente qual é a situação atual, o que se deseja a curto, médio e longo prazo, e desenvolver um planejamento para atingir esses objetivos.

Buscar diferenciais de mercado e trabalhar com criatividade fazem a diferença, principalmente em momentos difíceis, como esse cenário pós-crise que vivemos, e mais ainda quando a economia começa a apresentar uma recuperação.

O início da busca por melhores resultados inicia-se através de uma avaliação interna da empresa, onde o desenvolvimento de alguns exercícios apresentará a situação atual do empreendimento que precisa ser estudado e, em regra geral, revisto.

O objetivo é, através das análises, buscar alternativas para uma gestão eficiente.

Nesse artigo vamos apresentar algumas ações que precisam ser tomadas para aumentar a lucratividade da empresa e conseguir fazer e executar o seu planejamento com sucesso. Continue lendo e confira!

Qual o lucro atual da sua empresa?

 

A primeira ação a ser tomada é desenvolver um levantamento da situação atual da empresa.

Dentre as informações que precisam ser levantadas, destacam-se:

  • faturamento atual e do último ano,
  • despesa atual e do último ano,
  • resultado atual e do último ano,
  • valor dos estoques,
  • situação do fluxo de caixa,
  • situação dos contratos, publicidade e gastos mensais,
  • avaliação da equipe de colaboradores.

Tendo por base essas informações, é possível localizar problemas que estão ocorrendo na empresa.

Observe com critério cada despesa e se realmente ela é necessária para o bom andamento do negócio, verifique detalhadamente se a área comercial está buscando por novas oportunidades e como anda o atendimento aos clientes e a retenção desses.

Avalie de onde vem as receitas e quais são as despesas, afinal, o resultado entre as duas é o lucro ou o prejuízo que sua empresa está vivenciando.

O que fazer para aumentar a lucratividade da minha empresa?

 

Baseado no levantamento e nos detalhes obtidos é necessário tomar ações para que o lucro possa ser aumentado na empresa.

Para isso, existem duas possibilidades: aumentar as receitas ou diminuir as despesas.

Seguem algumas dicas para ter sucesso independentemente de qual frente resolver adotar:

Diminuir gastos

 

Uma opção viável e imediata é cortar os gastos desnecessários que não contribuam com o cotidiano da operação.

No entanto, tome cuidado para não prejudicar os serviços prestados aos clientes e a qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo a assertividade do atendimento e a produtividade.

Em alguns casos, diminuir as despesas pode afetar diretamente a satisfação dos clientes e causar um recuo das receitas.

Avalie com critério e diminua apenas os gastos que realmente não interfiram nos resultados da operação.

Rever a precificação dos produtos ou serviços

 

Muitas empresas estabelecem seus preços baseados apenas na concorrência e acabam criando problemas para o negócio, uma vez que os custos podem ser diferenciados por conta da operação.

Rever a precificação é importante para saber se os valores cobrados estão acima ou abaixo dos aceitos pelo mercado, ou ainda se os preços não estão abaixo dos custos, trazendo prejuízos para a operação.

Aumentar a carteira de clientes

 

Aumentar as receitas está diretamente ligado a realizar mais vendas e uma das formas de conquistar pedidos está na busca por novos clientes e mercados.

Reorganize sua área comercial e atraia novos clientes para o seu negócio.

Invista em marketing, aumente a abrangência geográfica de atendimento e inicie a prospecção de novos clientes.

Investir em inovação

 

Use a criatividade e invista em inovações, busque alternativas e novos produtos com maior margem de lucro e desenvolva campanhas junto ao seu público alvo.

Não permita que sua empresa entre em uma rotina de acomodação, reinvente o seu negócio diariamente, se assim for preciso.

Como investir no meio de uma crise?

 

Investir em plena crise parece ser impossível e, muitas vezes, loucura.

No entanto, são nos momentos difíceis que grandes ideias surgem e modificam a história de muita gente e de empreendimentos.

Investimentos realizados com responsabilidade e a partir de estudos detalhados podem criar novos momentos para a empresa.

Isso não quer dizer que se deva sair gastando dinheiro sem avaliar minuciosamente as oportunidades e as contas, pelo contrário.

No entanto, muitas vezes os recursos financeiros podem impedir a continuidade de processos que estão trazendo resultados.

Nesse contexto, entra a importância da antecipação de recebíveis, uma maneira fácil, de baixo custo e prática de adiantar os créditos que sua empresa possui.

Antecipar recebíveis é adiantar o fluxo de caixa e capitalizar a empresa para dar prosseguimento aos projetos desenvolvidos para o crescimento do seu negócio.

Aumentar a lucratividade deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e saber trabalhar com os recursos facilita a operação e viabiliza investimentos.

Para saber mais entre em contato com a GC Factoring, empresa especialista em antecipação de recebíveis.

 

(Imagens: divulgação)

 

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