O que fazer com recebíveis vencidos?

O que fazer com recebíveis vencidos?

ara uma boa gestão financeira, o prazo médio de pagamento e recebimento precisam estar equilibrados. É notório que se uma empresa não gerenciar e tenta reduzir o montante de clientes em atraso, gerará uma falta de entrada de recursos impactando na liquidez de suas obrigações.

Ter um índice de inadimplência zero é difícil (ainda mais com os tempos instáveis que estamos passando), mas possuir uma estratégia de cobrança consistente é essencial, pois dependendo da maneira que esse serviço é feito, pode causar desgaste na relação com o cliente e ainda prejudicar a empresa.

Poucas informações sobre sua carteira de clientes inadimplentes podem deixar seu negócio sem noção da causa raiz dos atrasos, afetando a cobrança de seus recebíveis vencidos, e impede que suas ações seja mais efetivas.

 

A cobrança é uma atividade básica e que sustenta o desenvolvimento e a sobrevivência de um negócio.

É importante saber que os devedores somente pagam se tem conhecimento do debito e são estimulados a efetuar o pagamento. Se a empresa não está coletando o pagamento de seus clientes inadimplentes, logo sua cobrança não está sendo eficiente e seus clientes podem priorizar o pagamento da concorrência.

É preciso lembrar que o cliente que está inadimplente, se for bem tratado, vai quitar seus compromissos e voltar a comprar da empresa que respeitou seu momento difícil. Dessa forma, toda a equipe precisa trabalhar estrategicamente para conseguir obter resultados positivos, ajudando nas entradas de recursos da empresa e mantendo o cliente satisfeito.

 

Não contar com uma gestão de cobrança

Independentemente do segmento ou da área, para obter sucesso é preciso uma gestão eficiente e na cobrança de clientes não é diferente.

É preciso padronizar a forma de trabalho para facilitar a comunicação entre o cliente e o operador, sem automatização e utilização de frases prontas, mas todos os envolvidos precisam falar a mesma língua e ter o mesmo entendimento.

Uma boa gestão define e orienta estratégias comuns que podem ser utilizadas em determinadas situações e dificuldades, bem como ajuda a otimizar todos os processos da operação.

 

O que é a terceirização do serviço de cobrança?

Apesar de necessária em todas as empresas, a área de cobrança não faz parte do core business do comércio, indústrias e da maioria dos segmentos de mercado a área de cobrança da maioria das empresas, normalmente, é voltada às pequenas ações que tem por objetivo alertar o cliente sobre o vencimento de determinada conta.

A terceirização do serviço de cobrança consiste em contar com uma empresa especialista nesse segmento, capacitada e disposta a assumir a recuperação de débitos. Essas empresas sabem como realizar a cobrança sem criar constrangimentos, utilizando fatores técnicos e jurídicos que trazem resultados.

No entanto, a forma mais eficiente de ter sucesso na cobrança é a contratação de uma terceirização especializada em cobrança. Essa medida é a solução ideal para empresários que não têm como investir em processos de otimização do setor ou para aqueles que querem reduzir custos, haja vista que se diminuem despesas com pessoal, infraestrutura e contas relacionadas com a atividade.

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.