Saiba mais sobre fintechs, factoring digital e seus benefícios

Saiba mais sobre fintechs, factoring digital e seus benefícios

O sistema financeiro tradicional é muito rigoroso em relação a conceder créditos, principalmente para micros e pequenos empresários.

Essa rigorosidade envolve muita documentação, burocracia e demora nos processos.

Para solucionar esse problema, surgiram empresas que buscam facilitar e popularizar os processos financeiros, são as chamadas fintechs.

Se você quer saber mais sobre fintechs, factoring digital e seus principais benefícios, continue lendo nosso post!

O que é uma fintech?

 

O termo fintech surgiu a partir da junção de dois outros nomes, financial e technology.

As fintechs podem ser definidas, portanto, como uma plataforma tecnológica que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços financeiros para um determinado nicho do mercado.

Geralmente são startups e o uso da tecnologia e a desburocratização são os grandes diferenciais.

Vale lembrar que, apesar de brigar com os grandes bancos, não se trata de serviço bancário.

Oferecem cartões de crédito, empréstimos, investimentos e antecipação de recebíveis, entre muitos outros serviços financeiros de forma simples e toda a operação é online.

Um dos segmentos das fintechs que mais cresce é prestar serviços financeiros para empresários que buscam alternativas para antecipar recursos por meio de títulos recebíveis.

Por que factoring digital pode ser considerada uma fintech?

 

Uma factoring digital também pode ser considerada uma fintech a partir do momento que ela possibilita realizar toda a negociação de forma simples e online.

Então, a factoring que trabalha de forma disruptiva, ou seja, completamente digital, pode ser considerada um modelo de fintech.

É importante ressaltar que algumas fintechs comercializam para os clientes seus recebíveis, vendendo-os posteriormente para uma factoring.

Essa operação não precisa de intermediários e pode ser feita diretamente com a factoring digital, de forma rápida e segura.

Quais benefícios de utilizar os serviços desse segmento?

 

No mundo dinâmico dos negócios, empresários não têm mais tempo para sair de suas atividades e ir até uma instituição financeira, esperar a vez do atendimento e solicitar um empréstimo ou qualquer outro serviço.

Agilidade e praticidade são as necessidades do mundo moderno.

A factoring digital traz como vantagem:

Processos online

 

Processos online são mais seguros, rápidos e discretos.

Por isso, ao realizar o processo de uma negociação financeira com uma factoring digital ganha-se tempo e elimina-se uma infinidade de documentos que, geralmente, são solicitados pelas tradicionais instituições financeiras.

Sem contar também que o empresário não precisa se deslocar do seu local de trabalho para acompanhar o processo da transação.

Maior agilidade nos processos

 

Quando surge uma emergência e há necessidade de dinheiro imediato para não perder uma excelente oportunidade de negócio ou quitar uma dívida, o empresário não tem condições de ficar aguardando dias para providenciar documentos e esperar a aprovação.

Esse é um dos maiores benefícios de uma factoring digital, os processos se tornam mais ágeis, pois não dependem do envio de documentos por malotes.

Taxas mais baixas

 

 

Taxas bancárias geralmente são altas, além do processo bancário tradicional ser demorado.

Um dos grandes benefícios de usar uma factoring para antecipar recebíveis, além da praticidade e agilidade, está no fato das taxas cobradas serem bem menores se comparadas com outras instituições financeiras.

Além disso, é possível contratar outros serviços, como consultoria financeira e terceirização de cobranças, com especialistas e com um único fornecedor.

Agora que você sabe que uma factoring digital pode ser considerado um modelo de fintech, que tal se inscrever no blog para receber mais artigos exclusivos?

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.