4 dicas de administração de empresas

4 dicas de administração de empresas

No mundo dos negócios, é preciso muita competência e criatividade para ser um empreendedor de sucesso.

Independente do tamanho e segmento do seu negócio, existem detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelo empreendedor, chegando a comprometer a saúde financeira e administrativa da empresa.

Administrar uma empresa, portanto, requer cautela e muito controle para enfrentar o mercado competitivo com diferencial e segurança.

Se você é empreendedor e está em busca de algumas dicas de como melhorar a administração da sua empresa, continue lendo nosso post!

Dicas de administração de empresas

 

Juntamos nesse post 4 dicas fundamentais para a gestão do seu negócio:

  1. Tenha um planejamento

 

Essa está no topo das nossas dicas de administração de empresas, afinal, todo negócio de sucesso precisa de um bom planejamento.

Somente por meio dele é possível traçar seus objetivos e determinar metas para o seu negócio.

Conheça o mercado que você quer trabalhar, analise sua concorrência e planeje de forma centrada e realista.

Você pode, por exemplo, estipular metas para um semestre e depois planejar novamente para um novo período.

É o planejamento que irá nortear as ações da empresa com maior precisão.

Não esqueça de adotar um sistema de gestão funcional para colocar tudo em ação.

  1. Tenha um bom controle de caixa

 

O controle financeiro é essencial para a operação e sobrevivência de qualquer empresa.

Faça sempre um planejamento do que você tem para pagar e receber e procure manter ambas as movimentações em dia.

Um bom controle de caixa não está baseado apenas no acompanhamento dos extratos financeiros e registros das despesas e lucros da sua empresa.

Você também precisa ter métricas, pois, serão elas que mostrarão a real situação da sua empresa e as possibilidades futuras de investimento ou a hora de poupar.

Com o caixa sob controle é possível planejar o que fazer com o dinheiro de forma mais assertiva, visando sempre a melhoria da sua empresa.

  1. Não misture as finanças pessoais

 

Apesar de ser uma das nossas dicas de administração de empresas, não misturar as finanças pessoais com as empresariais é uma medida de segurança para não ter problemas com a Receita Federal.

Infelizmente, esse ainda é um erro bem corriqueiro entre os empreendedores e causa uma visão distorcida do fluxo de caixa da empresa.

Dentro do seu planejamento, estipule um pró-labore e deposite ele em conta pessoal para não misturar com o dinheiro da sua empresa.

A movimentação de apenas uma conta para ambos os casos gera confusão e perda do controle financeiro.

  1. Procure alternativas para gerar fluxo de caixa

 

Gerar fluxo de caixa é uma necessidade constante.

Uma boa alternativa é tentar vender o máximo possível à vista, uma vez que essa operação garante o dinheiro na hora e não gera riscos de inadimplência.

No entanto, você não pode perder oportunidades de vendas porque o seu cliente, com crédito aprovado, quer pagar com cheques pré-datados ou com títulos de crédito, como as duplicatas.

Uma excelente alternativa para gerar fluxo de caixa é antecipar os seus recebíveis por meio de um serviço de uma factoring de confiança com taxas menores e competitivas, aliás, essa é uma das melhores e mais importantes dicas de administração de empresas.

Os benefícios de contar com os serviços de uma factoring

Uma das finalidades de uma factoring é exatamente o de impulsionar e apoiar empresas de micro, pequeno e médio porte, oferecendo condições para que elas consigam atuar no mercado competitivo.

Por meio da factoring, o empresário consegue antecipar os valores que a empresa tem a receber, o que fará com que ele tenha o dinheiro de imediato na sua conta para usá-lo da melhor forma ou em caso de urgência.

Muitos empreendedores de sucesso buscam a factoring para fazer a operação de antecipação de recebíveis porque encontram um serviço rápido e sem burocracia, com taxas atrativas e viáveis, fugindo, assim, dos altos juros bancários.

Contar com os benefícios de uma factoring é a última das nossas dicas de administração de empresas para que você atue com segurança e alcance o sucesso.

Você está precisando de um dinheiro rápido, seguro e com boas taxas? Consulte a GC Factoring e faça a sua antecipação de recebíveis de forma digital!

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.