Tudo que você quer saber sobre crédito no mercado!

Tudo que você quer saber sobre crédito no mercado!

A falta de crédito no mercado é um dos maiores problemas para qualquer negócio. Isto, muitas vezes, leva empresas a situações delicadas.

Afinal, a falta de crédito impede que compras sejam realizadas para pagamento futuro.

Oportunidades e negócios importantes são perdidos por falta de recursos que poderiam ajudar na recuperação da empresa.

As dificuldades geradas por essa situação levam muitos empreendimentos a falência.

Quem já não ouviu ou conhece histórias de empresas que perderam a trajetória e acabaram fechando suas portas?

Por outro lado, também temos exemplos de empresas que passaram por situações muito difíceis e conseguiram vencer essas barreiras, voltando ao mercado com ainda mais força.

A falta de crédito não significa a falência da operação, mas é importante ter muita atenção no fluxo de caixa e na gestão financeira para evitar essa situação.

Nesse artigo vamos apresentar a importância do crédito no mercado e o que fazer nos casos em que sua empresa estiver negativada. Continue lendo e confira!

O que é crédito no mercado?

 

O crédito no mercado é quando a sociedade, governo, instituições financeiras e as empresas concedem ao seu negócio a credibilidade para a aquisição de produtos e bens mediante a promessa de pagamento futuro.

Possuir crédito, portanto, é poder adquirir bens, produtos e serviços sem precisar desembolsar valores imediatamente.

Uma das maneiras bastante usuais de avaliação deste crédito é a utilização da metodologia dos Cs.

São 6 palavras que começam com a letra C que conseguem mostrar a situação da empresa que pretende obter crédito junto a uma instituição financeira:

  • caráter: análise da idoneidade, reputação e índole do cliente,
  • capacidade: análise comparativa entre receitas e despesas, verificando se existe capacidade de pagar uma nova obrigação,
  • capital: análise de índices financeiros como, capital, liquidez, endividamento, lucratividade, liquidez, etc.
  • condições: análise da capacidade dos administradores com relação a agilidade, flexibilidade e adaptação a mudanças do mercado,
  • conglomerado: análise de outras empresas que fazem parte do mesmo grupo da empresa solicitante.

Falando mais sobre o C – caráter

 

O caráter no crédito tem haver com o histórico no mercado, toda empresa possui aos

dados do Banco Central, através do registro dos seus pagamentos no Sistema de

Informações de Crédito.

Este cadastro possui todo o histórico de sua empresa e é alimentado pelas instituições financeiras mensalmente.

Os bancos e as empresas que prestam serviços de proteção ao crédito acessam essas informações e criam os seus cadastros de negativos.

A partir dessa situação, a empresa ou pessoa física passa a ser impedida de fazer operações com pagamentos futuros, empréstimos e perde os limites de créditos estabelecidos por grande parte das instituições financeiras e empresas.

A posição da sua empresa junto ao cadastro no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central gera o score de crédito.

Score de crédito

 

Utilizado pelas empresas que fornecem crédito, o score apresenta pontos que vão de 0 a 1000 e simula quais as chances de sua empresa pagar as contas em dia nos próximos 12 meses.

Muitas empresas, especialmente as novas, que passaram por problemas financeiros e ficaram inadimplentes, continuam com uma pontuação baixa mesmo após regularizar a situação.

O histórico, apesar de apresentar o nome “limpo”, continua penalizado e isso dificulta a realização de empréstimos e obtenção de créditos no mercado.

Como ter mais score de crédito?

O aumento da pontuação de sua empresa ocorre a partir de mudanças comportamentais com relação aos pagamentos e informações cadastrais.

O score de crédito é dinâmico e atualizado constantemente, portanto, apresenta, para aquele que consulta, sua situação atual com relação aos seus pagamentos.

Para aumentar sua pontuação, são necessárias três ações.

Limpar o nome da sua empresa: nos casos em que sua empresa está negativada, a pontuação, em regra geral, fica abaixo de 300, o que significa para o mercado um alto risco de inadimplência, portanto, renegocie as dívidas.

Pagamento das contas em dia: para melhorar seu histórico, não atrase os pagamentos. Caso precise de mais prazo para pagar, converse com os seus fornecedores para negociar.

Cadastro atualizado: mantenha sempre os seus dados em dia junto às instituições financeiras e fornecedores, evitando que correspondências sejam devolvidas e o número do telefone invalidado.

O cadastro positivo

 

Um novo formato de apoio à avaliação de crédito surgiu recentemente, trata-se do Cadastro Positivo.

Ele ainda não é obrigatório, portanto, é necessário fazer a ativação da sua empresa nele.

O cadastro positivo acompanha todos os pagamentos realizados por seu empreendimento, gerando um histórico que ajuda o seu negócio a buscar oportunidades no mercado financeiro.

Em resumo, as instituições financeiras ficam sabendo que sua empresa é uma boa pagadora e cumpre com suas obrigações, o que possibilita a obtenção de crédito com juros menores e prazos melhores.

O que fazer se minha empresa está negativada?

 

Diferente do cadastro positivo, as empresas negativadas têm muitas dificuldades em conseguir crédito no mercado para realizarem empréstimos e saldarem suas dívidas.

As que conseguem tendem a pagar taxas muito mais altas em relação as que estão com as finanças em dia.

No entanto, existe outra forma de buscar recursos e que independe do score de crédito.

Trata-se da antecipação de recebíveis, modalidade na qual sua empresa troca seus créditos a receber (títulos, duplicatas, cheques) por dinheiro à vista.

Isso permite que você mantenha sua empresa em funcionamento e possa, dentro de um planejamento, pagar suas contas atrasadas, limpando o nome junto ao mercado financeiro e melhorando seu score de crédito.

Uma excelente notícia é que a antecipação de recebíveis é um processo fácil de ser realizado e rápido, e oferece taxas menores do que as praticadas no mercado financeiro.

Para conhecer mais sobre essa possibilidade e iniciar a recuperação da sua empresa de uma maneira sustentável, faça contato com a GC Factoring!

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.