5 dicas para reduzir a inadimplência dos clientes

5 dicas para reduzir a inadimplência dos clientes

Empresários brasileiros têm enfrentado um problema comum: o alto índice de inadimplência dos clientes que continua em alta.

Segundo dados do SERASA, no primeiro semestre de 2019, mais de 63 milhões de brasileiros não tinham conseguido cumprir com os pagamentos de suas dívidas, estando na condição de devedores.

Esse alto índice passa a ser uma preocupação e um obstáculo para as empresas que oferecem aos seus clientes condições e formas de pagamento facilitadas na hora da compra, já que correm o risco de sofrer as consequências da não entrada do valor programado.

Dessa forma, é preciso buscar alternativas para garantir os pagamentos programados nos ambientes corporativos.

Nesse post você vai conferir 5 dicas para reduzir a inadimplência dos clientes, continue lendo e confira!

Como reduzir a inadimplência dos clientes

 

Uma gestão eficiente deve trabalhar para reduzir a inadimplência dentro da empresa.

Existem vários fatores que levam um cliente a não conseguir pagar suas contas e o serviço de cobrança começa exatamente em entender cada situação.

Independentemente disso, existem algumas dicas que ajudam no sucesso da cobrança:

1. Tenha uma régua de cobrança

 

A régua de cobrança é uma poderosa ferramenta para ajudar a reduzir a inadimplência dos clientes.

Por meio dela é possível lembrá-los:

  • dos próximos vencimentos,
  • do pagamento em atraso,
  • notificar suspensões ou cancelamentos de serviços por conta do atraso.

Com o uso da régua se estabelece um sistema de avisos objetivos para comunicar o cliente sobre o vencimento, o atraso e cobrá-lo de maneira automatizada.

Para isso, devem ser criadas mensagens com diferentes periodicidades, baseadas na data de vencimento da fatura, e enviá-las por e-mail, SMS ou, dependendo do perfil da sua empresa, fazer uma ligação telefônica.

Idealmente é necessário automatizar essa tarefa para não gerar gastos extras de operação. Isso pode ser feito através de softwares especializados.

2. Envie lembretes

 

Caso você não consiga implementar uma régua de cobrança, uma dica útil para reduzir a inadimplência dos clientes é disparar lembretes manualmente antes do vencimento das faturas.

Nesse caso, você vai executar alguns passos da régua de cobrança de forma manual.

Apesar de ser mais custoso, essa é uma ótima forma de evitar atrasos no pagamento por conta de esquecimento.

3. Capacite sua equipe

 

Uma equipe capacitada tem mais êxito para diminuir a inadimplência dos clientes porque saberá abordar de forma correta e negociar estrategicamente.

Outro fator é que o Código de Defesa do Consumidor estabelece algumas diretrizes normativas em relação ao serviço de cobrança do inadimplente, principalmente no que se refere à abordagem e ao constrangimento.

Por isso, é preciso investir em capacitação da equipe de cobrança para que todos saibam usar de cordialidade, discrição, respeito e estratégias eficientes para negociar.

Todo empresário precisa lembrar que a inadimplência é passageira, que o cliente voltará a fazer novas compras e, se ele for bem tratado, por certo realizará outras operações na sua instituição, mesmo que perca o crédito.

4. Faça contratos claros

 

Independentemente da sua empresa vender produtos ou serviços, elabore um contrato claro e objetivo para evitar problemas com a inadimplência dos clientes, em especial mediante a concessão de crédito facilitado.

Oriente seus vendedores para que esclareçam sobre as cláusulas do contrato para o cliente antes mesmo de fechar a negociação, isso gera maior compromisso dele para com a instituição.

O contrato precisa estar redigido com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Nele devem constar:

  • condições de entrega e recebimento do produto ou serviço,
  • cláusulas sobre o pagamento,
  • previsão de multas e juros,
  • suspensão ou cancelamento de serviços em virtude de atrasos quando for o caso.

É importante ressaltar que é no contrato que constarão todos os deveres e direitos de ambas as partes, a empresa e o cliente, garantindo maior segurança para os dois.

5. Contrate um serviço de terceirização de cobrança

 

Cobrar é um trabalho que pode ser oneroso para a empresa.

Ele exige tempo, investimento em tecnologia e uma equipe de profissionais capacitada, o que nem sempre é possível.

Contratar um serviço de cobrança é uma das dicas para qualificar esse setor, diminuir gastos e melhorar os resultados.

Uma empresa especializada de cobrança já conta com profissionais capacitados, e equipamentos e tecnologia adequados, o que diminui os custos com folha de pagamento e investimentos estruturais.

Além disso, um serviço de cobrança tem mais experiência na atividade e sabe como abordar e negociar com o cliente, além de realizar controle minucioso sobre cada pagamento.

A GC Factoring disponibiliza uma equipe especializada em cobranças, com larga experiência em negociações, execuções e burocracias pertinentes ao serviço. Consulte nosso site e confira como pode ajudar sua empresa a reduzir a inadimplência dos clientes!

 

(Imagens: divulgação)

 

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