Cadastro Positivo: tudo que você precisa saber!

Cadastro Positivo: tudo que você precisa saber!

O Cadastro Positivo é um currículo financeiro que apresenta todos os seus pagamentos ao mercado, através dele é possível identificar aqueles que cumprem com suas obrigações nesse sentido.

Até pouco tempo, os cuidados na liberação de crédito eram totalmente voltados às listas negativas.

Buscavam-se informações a respeito dos problemas dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, junto ao mercado com relação aos pagamentos em atraso ou ainda a inadimplência.

Se a pessoa ou empresa fosse encontrada em uma das listas negativas, as dificuldades para a liberação de empréstimos ou crédito passavam a ser maiores e as taxas menos atrativas.

Foi assim que surgiu o Cadastro Positivo.

Nesse artigo vamos apresentar ele em mais detalhes, bem como as suas vantagens. Continue lendo e confira!

O que é Cadastro Positivo?

 

O Cadastro Positivo é um banco de dados que identifica os consumidores que são bons pagadores.

Esse cadastro já existe há algum tempo, mas nunca teve uma adesão por parte dos avaliadores de crédito. No ano de 2011 ele foi aprovado e em 2013 entrou em vigor.

No entanto, durante todo esse tempo, para que uma pessoa (física ou jurídica) fosse incluída, ela precisaria aprovar e autorizar o processo.

Talvez por isso, houve um desinteresse por parte dos bancos e financiadoras em transpor essa dificuldade.

Agora com a mudança, através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/2017, a inclusão no cadastro positivo é automática.

Ela funciona da mesma maneira que o cadastro de inadimplentes: o banco e instituições financeiras podem incluir os adimplentes na lista sem precisar consultá-los.

Apesar da inclusão no cadastro acontecer de forma automática, qualquer pessoa pode solicitar a retirada do seu nome do banco de dados.

Para que serve o Cadastro Positivo?

 

O Cadastro Positivo serve para as pessoas físicas e jurídicas como uma espécie de certificado de bom pagado.

Essa ferramenta pode ser uma grande aliada na gestão das empresas, facilitando os processos de análise de crédito e possibilitando bons negócios com valores e prazo de pagamento mais atrativos.

Por outro lado, serve também aos varejistas e instituições financeiras como uma fonte de informações de fácil alcance para se reconhecer um cliente com alto potencial de pagamento.

É, sem dúvida, uma ferramenta positiva para ambos os lados, uma vez que permite, a partir dessas informações, estabelecer novos formatos de negociações, onde os riscos são menores para os credores e as taxas podem ser diminuídas.

Quais informações entram nele?

 

No Cadastro Positivo são registradas as informações de pagamentos realizadas pelas pessoas e empresas, como:

  • empréstimos,
  • financiamentos,
  • crediários,
  • cartão de crédito,
  • contas de consumo (água, gás, luz, telefone).

É importante destacar que não é informado o que o cliente comprou, apenas o valor do que foi pago e, em casos de financiamento, o número da parcela.

Quem é o responsável pela coleta das informações?

 

A coleta dos dados será realizada pelas empresas especializadas em análise de crédito, são elas:

Essas empresas compartilham as informações com varejistas, financeiras e bancos que, por sua vez, fazem suas análises para a liberação – ou não – de crédito aos seus clientes.

Acredita-se que com o Cadastro Positivo, além de ocorrer um aumento na liberação de crédito no mercado, as taxas de juros caiam para os bons pagadores.

O Cadastro Positivo é, portanto, uma ferramenta que só tem a auxiliar as empresas que trabalham com liberação de créditos, diminuindo os processos burocráticos, agilizando as operações e beneficiando os bons pagadores com juros mais baixos em suas transações.

Também será um facilitador para quem busca crédito, possibilitando negociações e condições mais favoráveis em função do seu histórico.

Se você gostou desse artigo, que tal acompanhar o blog da GC Factoring para saber mais sobre crédito?

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.