Como honrar a segunda parcela do 13º salário?

Como honrar a segunda parcela do 13º salário?

Com a proximidade do final de ano, surge uma preocupação para boa parte dos empregadores brasileiros em relação ao pagamento do 13º salário de seus colaboradores.

Para muitas empresas, o valor que precisa ser destinado no cumprimento desse compromisso gera sérios problemas no caixa.

Por mais que o pequeno, micro ou médio empresário se planeje, é comum quando está chegando o prazo ainda faltar algum montante para completar todo o valor que será pago.

Vamos ajudar nesse sentido. Continue lendo nosso post e saiba como honrar a segunda parcela do 13º com mais segurança e tranquilidade.

O que é o 13º salário?

 

Como o próprio nome sugere, o 13º salário é uma gratificação salarial que o empregado com carteira assinada tem o direito de receber, é um salário a mais por ano.

Ela foi instituída em 1962 através da Lei 4.090.

O 13º salário está previsto dentro da Consolidação das Leis do Trabalho que rege os direitos trabalhistas no Brasil e é obrigatório.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aproximadamente 81 milhões de empregados receberão o 13º salário em 2019.

Cada empresa elabora sua forma para pagamento, umas optam pela parcela única e outras pelo parcelamento em duas vezes.

Nesse segundo caso, obrigatoriamente a primeira delas devia ter sido paga até 30 de novembro e a segunda deve ser realizada até 20 de dezembro.

Como honrar o 13º salário em tempos de crise?

 

Por mais organizada que seja a empresa, e mesmo o pagamento do 13º fazendo parte do planejamento financeiro de praticamente todo empresário, é comum chegar perto da data final para recebimento da segunda parcela e estar sem os recursos totais para isso.

Nessa hora é preciso muita calma e jogo de cintura para não comprometer o seu negócio com dívidas com taxas altas para o ano seguinte.

Além desse ponto de pagamento desse direito do trabalhador, existe a expectativa que as vendas do varejo para o Natal de 2019 apresente um aumento de 4,8% em relação ao ano passado, arrecadando R$ 35,9 bilhões.

Esse ponto é muito positivo para o mercado, mas faz com que todo empreendedor precise investir em estoque para atender a demanda.

Sabemos que muitas das vendas de Natal e final de ano geram receitas apenas nos meses seguintes, já que boa parte delas é feita com cartão de crédito, cheques pré-datados, duplicatas e outras formas de parcelamento.

Uma maneira de saldar o pagamento do 13º salário dos seus funcionários sem comprometer a saúde financeira da empresa é optando pela antecipação dos seus recebíveis, junto a uma factoring.

Benefícios de optar pela antecipação de recebíveis

 

Existem vários benefícios em optar pela antecipação de recebíveis.

Um deles é bem pontual e sazonal: essa ação ajuda no planejamento para o pagamento da segunda parcela do 13º salário e também dar condições de fazer bons negócios com os fornecedores para o abastecimento do seu negócio, o que poderá gerar um maior lucro.

Outros benefícios são:

Não é um empréstimo

 

Os seus recebíveis devem ser considerados como dinheiro vivo, claro que com o cuidado de prever a inadimplência, que entraria no seu caixa nos próximos meses.

Realizando a antecipação, você está possibilitando que esses valores entrem em seu caixa antes da data prevista, o que é muito bom para o seu negócio.

Por isso, não se trata de um empréstimo, o empreendedor não contrai dívida e, sim, adianta um valor que já estava programado em seu caixa.

Taxas acessíveis

 

Antecipando os recebíveis, o empresário tem a oportunidade de escapar dos altos juros do mercado, quer seja através de empréstimos ou outras operações financeiras como cartão de crédito ou cheque especial.

Segurança

 

Todo o processo para antecipação de recebíveis pode ser realizado online, o que oferece total segurança para o empresário, tanto nas informações fornecidas, como no valor a receber que é depositado em conta-corrente.

A antecipação de recebíveis também é considerada uma operação de baixo risco, afinal, você está recebendo de forma imediata um valor que seria parcelado ou demoraria mais para entrar no seu caixa.

De modo geral, a antecipação de recebíveis é uma forma eficiente, rápida, descomplicada e segura do empreendedor otimizar o capital de giro e garantir a liquidez ao negócio em qualquer época do ano.

Agora que você sabe que a antecipação de recebíveis possibilita sua empresa a cumprir com o pagamento da segunda parcela do 13º salário com segurança e tranquilidade, acesse nosso site e saiba como a GC Factoring pode ajudar.

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.