Quais são as consequências da alta inadimplência?

Quais são as consequências da alta inadimplência?

A inadimplência é um problema real e que afeta todos os setores do mercado, podendo prejudicar os serviços e atividades internas do negócio.

Para uma empresa possa ter sucesso em sua área de atuação é fundamental que exista uma gestão de inadimplência eficiente, sabendo como cobrar os seus clientes sem perdê-los.

Além disso, o empresário também deve saber contornar essa questão sem que isso afete suas atividades.

Se você quer saber mais sobre quais são as consequências da alta inadimplência e como resolver esse problema, continue lendo o nosso post e confira!

Quais são as consequências da alta inadimplência?

 

Uma elevada inadimplência tem sérias consequências para uma empresa, podendo prejudicar suas atividades de diversas maneiras, dentre as quais destacamos:

Comprometimento do lucro

 

A primeira consequência da inadimplência é comprometer o lucro, que consiste no resultado de todas as vendas menos o custo e as despesas. Quanto maior esse valor, melhor para o negócio.

Quando os clientes ficam devendo para sua empresa essa margem fica comprometida.

Sem saber qual o lucro real, é difícil verificar seu desempenho atual e conseguir investir nas áreas que necessitam de melhorias, seja através de novas tecnologias ou apenas aprimorar o método de gestão empregado.

Diminuição do capital de giro

 

O capital de giro, também chamado de ativo circulante, é o valor que está disponível para sua empresa funcionar.

Ou seja, não se trata apenas de dinheiro, mas todos os recursos financeiros, estejam eles no estoque, em investimentos, contas a receber e as cédulas em espécie.

Esse montante é o responsável pelo pagamento de tudo dentro da empresa, desde fornecedores, salário dos colaboradores, impostos e todos os outros custos.

Quando há uma diminuição inesperada nesse capital e a quebra do planejamento financeiro, pode ocorrer atrasos nos pagamentos ou ser preciso retirar dinheiro de outras áreas para cobrir tais despesas.

Dessa forma, conseguir controlar a inadimplência é essencial para manter o capital de giro estável, sem prejudicar outros setores da companhia.

Entraves nos processos internos

 

Como consequência direta da diminuição do lucro e do capital de giro, temos o mau funcionamento dos processos internos da empresa.

A partir do momento que o gestor precisa retirar verba de uma área para sanar outra, irá ocorrer um desequilíbrio financeiro.

Isso tem como consequência a busca por alternativas para fornecer recursos de forma temporária, como empréstimos, por exemplo.

Normalmente essa modalidade de crédito conta com uma taxa de juros elevada, o pode ocasionar sérios danos a contabilidade da empresa, podendo até mesmo levar à falência.

Como diminuir a inadimplência?

 

Diminuir a inadimplência pode parecer um processo complicado, mas não é impossível de ser realizado.

Para realizar essa tarefa é fundamental que sua empresa se organize, separe os clientes inadimplentes recorrentes e diminua o crédito deles, além de ter detalhado os pagamentos e os respectivos atrasos.

Além disso, deve-se investir na capacitação dos colaboradores para que eles aprendam técnicas de negociação de dívidas e acordos.

Algumas dicas para os colaboradores terem boas negociações:

  • Conceda prazo de acordo com capacidade de pagamento do devedor
  • Não entre em aspectos pessoais, devedores que querem pagar estão mais aflitos que os credores para resolver
  • Forneça taxa de mora de acordo com mercado

No entanto, é possível evitar esse transtorno através da contratação de uma empresa de terceirização de cobrança.

Esse serviço oferece vários benefícios, como:

  • redução de custos,
  • colaboradores mais focados,
  • permite a gestão concentrar-se nos problemas da empresa,
  • possibilita uma cobrança mais assertiva.

Além disso, a firma responsável pelo serviço tem mais experiência em negociação, o que ajuda na hora de reter os clientes.

A GC Factoring é uma empresa que oferece o serviço de terceirização de cobrança. Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e comece a focar no que realmente importa: o crescimento de sua empresa.

 

(Imagens: divulgação)

 

Saiba como podemos ajudar você e sua empresa!

Entre em contato conosco e descubra.